X

CIÊNCIA

Veja 4 consequências das mudanças no núcleo da Terra descobertas por cientistas

Alteração na temperatura média do planeta está entre os efeitos apontados pelos especialistas como desdobramento deste fato

Joe Silva

Publicado em 25/01/2023 às 18:23

Atualizado em 25/01/2023 às 18:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Descoberta foi feita por dois pesquisadores chineses / Nasa/NoaaGoes/Project

Cientistas chineses fizeram uma descoberta que

está deixando o mundo preocupado nesta semana. Analisando dados de terremotos, eles descobriram que o núcleo da Terra parou de girar mais rápido do que o planeta. E essa alteração no esquema interno da nossa casa pode trazer consequências.

 

Segundo os autores da pesquisa, os sismólogos Yi Yang e Xiaodong Song, da Universidade de Pequim, os resultados das análises foram surpreendentes. Isso porque o núcleo costumava girar mais rápido do que o planeta como um todo e, possivelmente em 2009, teria entrado em compasso com o movimento natural da Terra.

 

Quais os efeitos da alteração no núcleo da Terra?

 

Os pesquisadores estudam o movimento do núcleo da Terra desde 1995, e na pesquisa publicada nesta segunda-feira (23) na revista Nature Geoscience, revelaram algumas das possíveis consequências para o planeta:

  1. Alteração na duração dos dias em alguns milésimos de segundos
  2. Deformações na superfície da Terra
  3. Alteração nos níveis dos mares
  4. Alteração na temperatura do planeta

Em entrevista ao portal Olhar Digital, Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) explicou que essa desaceleração do núcleo pode diminuir, ainda que em milésimos de segundos, a duração dos dias, fazendo com que eles nem sempre tenham 24 horas.

Vídeo recente da Nasa mostra imagens noturnas da Terra feitas por satélite. Video: Nasa/Youtube

 

O especialista esclarece ainda que, apesar de esta ter sido uma descoberta inédita na ciência recente, a desaceleração da rotação do núcleo interno da Terra, aparentemente, é algo normal. Ele acredita que já faz algum tempo que os dias estão mais curtos em alguns milésimos de segundos.

Baseado na pesquisa, Zurita explicou também que o núcleo interno não só está mais lento como, agora, parece estar girando ao contrário em relação à rotação da Terra em torno de seu próprio eixo.

Mesmo sendo uma “novidade” para os cientistas, a própria pesquisa diz que não é a primeira nem será a última vez que acontece, pois, segundo Zurita, no início dos anos de 1970, isso também aconteceu.

 

O que vai acontecer daqui para a frente?

 

Em fala ao jornal espanhol El País, um dos pesquisadores revelou outras possíveis consequências, além do efeito sobre a duração dos dias. “A alteração na rotação também pode modificar o campo gravitacional como um todo e causar deformações na superfície, o que alteraria também o nível do mar e, por sua vez, a temperatura global do planeta”.

Apesar da fala alarmante dos cientistas chineses, Zurita aplica que nenhuma alteração significante para os seres humanos deve acontecer com o novo comportamento do núcleo.

 

Profecias bíblicas do fim do mundo que podem ter se cumprido no ano passado

 

No fim de 2022, a Gazeta preparou um breve levantamento sobre o tema "fim do mundo" com base nas profecias bíblicas que podem ter se cumprido ao longo daquele ano. Relembre a seguir.

Livro mais importante para os cristãos, a Bíblia contém, entre passagens e histórias, algumas profecias que podem ser compreendidas como previsões sobre acontecimentos que antecedem o chamado "fim dos tempos". Entre essas previsões estão alguns fatos que são muito similares a episódios observados ao longo de 2022.

Muitas dessas profecias estão nos livros de Mateus, Marcos e Lucas, e teriam sido feitas por Jesus. Em algumas das passagens dos livros do novo testamento - a segunda grande "parte" da Bíblia -, os discípulos fazem uma pergunta para Jesus que muitas pessoas já se fizeram nos tempos atuais: quando vai acontecer o falado "fim do mundo"? 

Na mesma conversa, Jesus começa a dar pistas sobre os acontecimentos que irão se suceder antes que o fim dos tempos realmente venha à tona. Veja a seguir: 

 

Guerras

 

No livro de Marcos, no capítulo de número 13, Jesus diz: "E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.", e continua: "Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino...".

Kiev já registra presença de soldados russosGuerra na Ucrânia vai completar um ano em fevereiro. Foto: Niyi Fote/Folhapress

 

O ano de 2022 foi marcado pela invasão da Rússia no território Ucraniano, no dia 24 de fevereiro, o que acabou culminando em uma longa guerra, ainda sem prazo definido para acabar. Também neste ano, a tensão militar entre países como China e Taiwan foi intensificada, após exercícios com aviões de combate terem sido realizados no território daquela pequena ilha asiática. Episódios como este poderiam ser interpretados como "rumores" de guerra?

 

Fome

 

A conversa entre Jesus e os discípulos Pedro, e Tiago, e João e André continua e traz mais detalhes sobre o que deve acontecer antes do apocalipse. O segundo cenário trazido por Jesus como precursor do fim do mundo é o aumento da fome.

O tema é uma das prioridades da gestão Ricardo Nunes (MDB)Aproximadamente 33% dos lares do Brasil que têm crianças de até 10 anos passam situação de fome. Foto: Ministério da Cidadania

 

Ao longo deste ano, a fome disparou no Brasil. O País chegou a registrar a marca de 1 a cada 3 lares com insegurança alimentar, considerando apenas as casas que têm crianças de até 10 anos. 

 

Terremotos

 

Não foram poucos os registros de terremotos ao longo de 2022, um tipo de fenômeno também previsto na passagem bíblica da conversa de Jesus com seus discípulos no livro de Marcos. "...haverá terremotos em diversos lugares", mostra a fala do filho de Deus, segundo a história do livro.

Entre os abalos sísmicos mais recentes está o que tirou a vida de mais de 250 pessoas na Indonésia, em novembro. A Gazeta também noticiou terremotos no Afeganistão, com 1 mil mortos, no México, onde o abalo teve potencial para gerar até um tsunami, e na China, onde um vídeo flagrou uma loja sendo chacoalhada pelo fenômeno. Relembre abaixo:

 

Terremoto de escala 6.8 atingiu a China em setembro deste ano. Vídeo: Reprodução/Redes sociais

 

 

Doenças contagiosas

 

Uma das previsões mais emblemáticas sobre os tempos que antecedem o armagedom é a ocorrência de doenças contagiosas. Uma das traduções mais populares da Bíblia traz a seguinte mensagem no livro de Lucas, no capítulo 21 e versículo 11: "E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.". 

No dicionario Oxford, a palavra pestilência significa "doença contagiosa, epidêmica; peste.", uma descrição que pode ser facilmente associada ao cenário observado quando ocorreram os primeiros casos de Covid-19, quando a doença sequer havia sido classificada como pandemia. 

Apesar de o coronavírus não ter se espalhado apenas ao longo de 2022, foi neste ano que novas variantes do vírus surgiram. Sem falar em outras doenças que assustaram o Brasil nos últimos meses como a varíola dos macacos e a volta da poliomielite.

 

O futuro

 

Apesar de haver semelhanças entre as profecias descritas por Jesus nos livros citados e alguns episódios ocorridos em 2022, o que não se pode negar é que o tema fim dos tempos ainda mexe com o imaginário popular. O Brasil é o segundo país que mais buscou pelo termo “Apocalipse” em todo o mundo entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2022, segundo o jornal Valor Econômico.

Mas ainda há outras previsões na Bíblia sobre o apocalipse que ainda não se tornaram realidade, como a ascensão do anticristo, por exemplo. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter