X

GUERRA

Ucrânia faz 1º ataque em território russo, diz governo Putin; veja vídeos

Segundo o prefeito da cidade atacada, dois helicópteros explodiram um depósito de combustíveis

Joe Silva

Publicado em 01/04/2022 às 10:40

Atualizado em 01/04/2022 às 11:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ucrânia faz 1º ataque em território russo / Reprodução

Vídeos gravados nesta sexta-feira (1º) mostram o que seriam ataques executados pela Ucrânia contra um depósito de combustíveis em território russo. Segundo o prefeito de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, cidade que foi atacada, foram dois helicópteros das Forças Armadas ucranianas que realizaram as explosões.

Este seria o primeiro ataque da Ucrânia ao território russo desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. No entanto, a Ucrânia ainda não confirmou a veracidade da investida.

O vídeo flagrado por câmeras de segurança mostra disparos em direção a um depósito, que explode em seguida. Outra gravação mostra equipes de combate a fogo tentando apagar as chamas. Assista abaixo:

 

Imagens atribuídas pelo governo russo a um possível ataque da Ucrânia em território inimigo. - Imagens: Reuters

 

De acordo com Gladkov, as aeronaves não foram avistadas pela defesa russa porque cruzaram a fronteira em baixa altitude no início da manhã. O prefeito disse ainda que moradores deixaram a cidade e dois trabalhadores ficaram feridos. O texto conta com informações do "g1".

Perguntado sobre a veracidade do ataque, o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que "não nega nem confirma", pois não está ciente de todas as operações militares de seu país.

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que a investida ucraniana diminui chances de um acordo de paz. "Não cria condições confortáveis para continuar as conversas por um acordo", afirmou. Peskov, disse ainda que Putin já foi informado do ocorrido e que ele estuda uma resposta ao país vizinho. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter