O governo de Donald Trump afrouxou normas ambientais obrigatórias que haviam sido impostas pelo ex-presidente Barack Obama à indústria automotiva / Associated Press
Continua depois da publicidade
O governo de Donald Trump afrouxou normas ambientais obrigatórias que haviam sido impostas pelo ex-presidente Barack Obama à indústria automotiva.
As regras suspensas previam aumentos graduais da eficiência dos veículos, até alcançar uma meta de 100 quilômetros por cada 4,32 litros de gasolina em 2025.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito pelas agências norte-americanas de proteção ambiental e de segurança viária.
No comunicado, a EPA (agência de de proteção ambiental) afirmou que a flexibilização corrigiria os padrões nacionais para economia de combustível e emissões de gases estufa para dar aos americanos maior acesso a veículos mais seguros, mais acessíveis economicamente e mais limpos ao meio ambiente".
Continua depois da publicidade
A medida deverá enfrentar resistência legal por parte de estados norte-americanos, como a Califórnia, que defendem a manutenção das regras definidas por Obama.
A flexibilização era um dos pleitos da indústria automotiva do país, que defendia também uma padronização das regras, para evitar o custo de se adaptar às diferentes especificações de cada estado.