“A oposição ao Irã mudou a percepção que o mundo árabe tem de Israel”, afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, ao seu colega israelense Reuven Rivlin, em Jerusalém. O mandatário americano chegou nesta segunda-feira (22) na cidade a bordo do helicóptero Marine 1 e ao desembarcar seguiu direto para a residência de Rivlin. As informações são da agência EFE.
"O que ocorreu com o Irã aproximou muitas partes do Oriente Médio a Israel e poderia dizer que isso é benéfico. Chegamos da Arábia Saudita, onde nos trataram incrivelmente bem, com muito bons sentimentos para Israel. Vi uma grande diferença de sentimentos para Israel de países que não o viam muito bem há pouco tempo. Acredito que isto é realmente positivo", disse Trump a Rivlin.
Continua depois da publicidade
"Cada desafio cria oportunidades", respondeu Rivlin, que foi respaldado por Trump, que ressaltou que "existe uma grande oportunidade". As pessoas da região "já sofreram muito com sangue e mortes", acrescentou.
Segundo os jornalistas que seguem a visita presidencial, estes são os primeiros comentários longos, espontâneos e fora de roteiro de Trump desde que ele iniciou sua primeira viagem ao exterior, que inclui paradas na Arábia Saudita, Israel, Palestina, Vaticano, Bélgica e Itália.
Continua depois da publicidade