X

Mundo

Trump diz que Coreia do Sul deveria pagar por sistema antimísseis

O presidente americano também comentou que o atual acordo de livre comércio com Seul deveria ser renegociado ou extinto

Estadão Conteúdo

Publicado em 28/04/2017 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Donald Trump, levantou dúvidas na Coreia do Sul sobre dois pilares dos laços bilaterais / Associated Press

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou dúvidas na Coreia do Sul sobre dois pilares dos laços bilaterais, ao afirmar que pretende renegociar um acordo de livre comércio e fazer com que Seul pague por um sistema americano de defesa contra mísseis que tem o objetivo de proteger o país asiático de ataques da vizinha Coreia do Norte.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, publicada no fim da noite de ontem, Trump disse pela primeira vez que a Coreia do Sul deveria pagar pelo escudo antimísseis conhecido como Thaad, um dos principais assuntos na campanha que precede a eleição presidencial sul-coreana, marcada para 9 de maio. O presidente americano também comentou que o atual acordo de livre comércio com Seul deveria ser renegociado ou extinto.

O sistema Thaad, desenvolvido pela Lockheed Martin e com custo estimado de US$ 1 bilhão, irá a princípio ser pago pelos EUA, que começaram a instalá-lo na Coreia do Sul nesta semana.

Na mesma entrevista, Trump alertou sobre a possibilidade de um "grande conflito" com a Coreia do Norte se os meios diplomáticos falharem.

Horas antes, o governo Trump havia utilizado tom mais conciliador, ao declarar ontem que os EUA não estão buscando depor o líder norte-coreano, Kim Jong-un, apesar de seu programa de armas nucleares, e que consideraria iniciar um diálogo se Pyongyang adotar "a agenda certa".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter