X

Mundo

Trump condena ataque químico na Síria e diz que não pode ser ignorado

O presidente afirmou ainda que os EUA ficarão ao lado de seus aliados na condenação desse ataque 'intolerável'

Folhapress

Publicado em 05/04/2017 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Trump disse que o atentado é 'condenável' e 'não pode ser ignorado pelo mundo civilizado' / Associated Press

Horas depois da manifestação de outros líderes, o presidente americano, Donald Trump, decidiu divulgar um comunicado dizendo que o ataque químico na Síria, que matou ao menos 58 pessoas, é "condenável" e "não pode ser ignorado pelo mundo civilizado".

Trump, que vinha procurando não criticar publicamente o regime de Bashar Al-Assad desde que assumiu o poder, classificou a ação de Assad como "hedionda", mas também culpou o governo de Barack Obama por sua "fraqueza" com o regime.

"Essas ações hediondas do regime de Bashar Al-Assad são uma consequência da fraqueza e da irresolução do governo anterior. O presidente Obama disse em 2012 que estabeleceria uma 'linha vermelha' contra o uso de armas químicas e não fez nada", disse Trump, na nota.

O presidente afirmou ainda que os EUA ficarão ao lado de seus aliados na condenação desse ataque "intolerável".

Até a última semana, o governo Trump vinha destacando que sua prioridade na Síria era o combate ao Estado Islâmico e não tirar Assad do poder.

Na última quinta, na Turquia, o secretário de Estado, Rex Tillerson, havia dito que o "status do presidente Assad, a longo prazo, será decidido pelo povo sírio". No dia seguinte, o porta-voz da Casa Branca disse que, em relação a Assad, "há uma realidade política que temos que aceitar".

A embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, já tinha sido direta na semana anterior. "Nossa prioridade não é mais sentar e manter o foco em retirar Assad", disse Halley a repórteres.

O presidente Obama defendia que o ditador tinha que deixar o poder e que não havia solução para a guerra civil na Síria com Assad no comando.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

Apuração

Vereador pede auditoria externa na Prefeitura e Câmara de Santos

Reportagens do Diário estimulam mais controle de gastos e aquecem o clima eleitoral dentro da Câmara de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter