X

Mundo

Trump anuncia oleoduto dos EUA para o México que 'passará por baixo do muro'

O presidente dos Estados Unidos, no entanto, não ofereceu mais detalhes da situação nem do percurso do novo oleoduto

Estadão Conteúdo

Publicado em 30/06/2017 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Donald Trump anunciou a construção de um oleoduto para exportar petróleo ao México / Associated Press

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (29) a construção de um oleoduto para exportar petróleo ao México, perto da cidade de Peñitas, no Texas, e que "passará por baixo do muro" que ele prometeu construir na fronteira entre os dois países. A informação é da EFE.

"O governo acaba de aprovar a construção de um oleoduto com o México, que impulsionará ainda mais as exportações de energia americana", disse Trump em uma conferência no Departamento de Energia dos EUA. Ele informou que o equipamento "passará justamente por baixo do muro", em referência à sua polêmica promessa eleitoral de construir uma barreira na fronteira com o México.

Trump não ofereceu mais detalhes da situação nem do percurso do novo oleoduto, ainda que posteriormente o Departamento de Estado tenha informado que se trata do oleoduto de New Burgos, que cruzará a fronteira e permitirá transportar 108.000 barris de petróleo por dia.

O anúncio foi feito durante um discurso em que o presidente defendeu a "revolução energética" que, segundo ele, os EUA estão vivendo sob o seu governo com a supressão da excessiva carga de regulamentos aplicados por seu antecessor, Barack Obama.

"Estamos iniciando uma era dourada para a energia americana", acrescentou Trump, que reiterou a sua intenção de revitalizar o setor do carvão e impulsionar a energia nuclear.

O governante americano terá oportunidade de comentar este novo oleoduto na próxima semana na Cúpula do G20, que será realizada em Hamburgo (Alemanha) e no qual Trump terá um encontro bilateral com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, segundo anunciou a Casa Branca.

A reunião entre Trump e Peña Nieto será a primeira entre ambos, e em um momento de tensões bilaterais pela controversa promessa de construção do muro e pela intenção do presidente americano de que o México arque com as contas, algo a que se opôs taxativamente o governo mexicano.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Oportunidade

Praia Grande oferece 50 vagas gratuitas para oficina de fotografia

Inscrições começam na próxima segunda (22), no Palácio das Artes

COPA DO BRASIL

Sorteio define mandos das semis da Copa do Brasil; veja quem decidirá em casa

É a primeira vez na história que uma competição de cunho nacional terá a decisão das semis sendo do eixo Rio-SP, com 2 de cada estado

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software