A movimentação também está sendo acompanhada de perto por forças conjuntas dos Estados Unidos e do Canadá / Pixabay
Continua depois da publicidade
A tensão mundial está prestes a ganhar um novo capítulo. Aviões do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) estão se deslocando em direção à Groenlândia.
A movimentação também está sendo acompanhada de perto por forças conjuntas dos Estados Unidos e do Canadá. Aproveite e veja também: Por que os EUA querem comprar a Groenlândia? Entenda o valor da ilha gelada
Continua depois da publicidade
De acordo com uma nota publicada no X (antigo Twitter), as aeronaves da força militar “vão apoiar uma variedade de atividades planejadas há muito tempo”.
O mundo observa com preocupação essa movimentação. Recentemente, Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, demonstrou interesse na anexação da região.
Continua depois da publicidade
Inclusive, nas últimas horas, ele publicou algumas imagens feitas por inteligência artificial mostrando o território gelado como parte dos Estados Unidos da América.
Apesar das tensões internacionais, após a prisão de Nicolás Maduro, ex-presidente da Venezuela, as forças americanas se manifestaram para esclarecer a situação.
Em nota, o governo dos Estados Unidos informou que tanto a Dinamarca quanto a própria administração da Groenlândia e o Canadá foram previamente avisados sobre o deslocamento das aeronaves.
Continua depois da publicidade
Entretanto, os movimentos realizados não foram detalhados ou justificados pelas autoridades.