Publicada no perfil oficial do estabelecimento, a gravação exibe o momento em que a 'esponja' recebe uma dose extra de 'detergente' diretamente à mesa do cliente / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Um restaurante da Malásia virou fenômeno nas redes sociais após incluir no cardápio uma sobremesa nada convencional: 'esponjas sujas com detergente' acompanhadas de 'água suja de lavar louç'. Apesar da aparência pouco convidativa, os itens são totalmente comestíveis e fazem parte de uma proposta criativa do restaurante Kantin.
O vídeo que mostra a apresentação dos pratos já ultrapassou 2,7 milhões de visualizações no Instagram. Publicada no perfil oficial do estabelecimento, a gravação exibe o momento em que a 'esponja' recebe uma dose extra de 'detergente' diretamente à mesa do cliente, enquanto a 'água suja' é servida como se fosse retirada de uma pia.
Continua depois da publicidade
Nos comentários, a repercussão foi imediata — e polarizada. 'Como alguém pode empreender com isso?', questionou uma internauta. 'Isso é nojento, me dá vontade de vomitar', escreveu outra. Por outro lado, houve quem elogiasse a ousadia. 'Eu comeria. Comer também pode ser divertido', comentou um usuário.
Segundo o Kantin, a sobremesa é, na verdade, um pão de ló amarelo e verde, cuidadosamente decorado para parecer uma esponja usada. O doce leva bolo de manteiga com limão, geleia de laranja inglesa e espuma de limão por cima. O 'detergente' nada mais é do que um xarope de limão.
Continua depois da publicidade
A bebida que acompanha o prato — servida como cortesia — é feita com cúrcuma, água de gengibre e óleo de coco. Durante o serviço, os funcionários explicam de forma bem-humorada que o líquido teria 'sabor de curry', como se fosse resultado da lavagem de uma refeição preparada na cozinha.
De acordo com o jornal The Sun, a criação surgiu como uma brincadeira de 1º de abril, pensada para chamar a atenção dos clientes. No entanto, com a repercussão positiva e o interesse do público, o restaurante decidiu estender a oferta até o mês de junho.
A sobremesa é vendida por £ 4,73 (cerca de R$ 36), provando que, no universo da gastronomia contemporânea, impacto visual e experiência podem ser tão importantes quanto o sabor — mesmo quando o prato parece sair direto da pia.
Continua depois da publicidade