X

Mundo

Secretário dos EUA apoia proposta da Colômbia de não reconhecer Maduro

O governo colombiano defende um posicionamento duro contra Caracas e Mike Pompeo disse apoiar

Folhapress

Publicado em 03/01/2019 às 22:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Maduro afirma que há um plano dos EUA, da Colômbia e do novo governo brasileiro de invadir o país / Associated Press

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reuniu nesta quinta (3) com o presidente colombiano Iván Duque em Cartagena para expressar o apoio de Washington à posição de oposição do mandatário sul-americano ao atual regime venezuelano.

A reunião entre os dois acontece um dia antes do encontro dos ministros de Relações Exteriores dos países que formam o Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru. Guiana e Santa Lúcia).

O governo colombiano defende um posicionamento duro contra Caracas e Pompeo disse apoiar "seu compromisso para restabelecer a democracia e o Estado de Direito na Venezuela".

Embora os EUA não façam parte do Grupo de Lima e não estarão na reunião, o americano apoiou também a proposta de Duque para que o novo mandato do ditador Nicolás Maduro, que terá início no próximo dia 10, não seja reconhecido pela comunidade internacional.

Espera-se que o texto final do encontro - que será a estreia internacional do novo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo - pelo menos aponte este caminho.

Maduro, por sua vez, afirma que há um plano dos EUA, da Colômbia e do novo governo brasileiro de invadir o país, ainda que os três tenham descartado uma intervenção militar, pelo menos oficialmente.

Reeleito no último dia 20 de maio em um pleito amplamente contestado dentro e fora da Venezuela, por ter parte da oposição impedida de participar, e outra, boicotando abertamente a votação, Maduro assumirá um novo mandato com o país em imensas dificuldades financeiras, que inclui uma inflação superior a 1.000.000% em 12 meses e uma crise humanitária que levou a mais de 10% da população a deixar o país.

A Colômbia vem se mostrando alinhada com os EUA já há vários governos. No ano passado, recebeu a visita do vice Mike Pence, e o ex-presidente Juan Manuel Santos esteve em Washington com Donald Trump.

Até agora, os EUA vêm garantindo ajuda financeira tanto para o acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) quanto para a ajuda humanitária aos mais de 1,2 milhão de venezuelanos que já estão em território colombiano, segundo os números atuais do governo local.

Pompeu, porém, reforçou o pedido feito por Trump e por Pence para que Duque retome as fumigações aéreas com produtos químicos como forma de impedir o aumento dos territórios dedicados ao cultivo de coca para produção de cocaína na Colômbia.

Apesar das repetidas promessas de Santos de resolver o tema sem voltar com a fumigação - tema que gera grande polêmica entre os produtores rurais porque afeta a saúde humana e do gado -, os esforços têm sido em vão.

Desde 2017, o número de hectares dedicadas ao plantio ilícito aumentou de 146 mil para 171 mil, e a Colômbia segue sendo o principal fornecedor de cocaína aos EUA.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Cotidiano

Cachorros impedem fiéis de deixar paróquia em Santos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para conter os animais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter