Rússia libera 1º lote de vacina da Covid-19 para a população

De acordo com o Ministério da Saúde russo, a entrega dos primeiros lotes do imunizante está prevista para um futuro próximo, porém sem data

Comentar
Compartilhar
08 SET 2020Por Da Reportagem21h31
A vacina Sputnik V também terá versão adaptada para criançasFoto: YVES HERMAN/EBC/AB

O primeiro lote da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, foi liberado para o público em geral nesta terça-feira (8). A informação foi anunciada pelo Ministério da Saúde do país. De acordo com o Ministério, a entrega dos primeiros lotes do imunizante está prevista para um futuro próximo, porém não especifica datas.

Segundo o governo russo, a vacina passou nos testes de qualidade. A liberação da Sputnik V ocorrerá junto com os testes clínicos da Fase 3, que testarão 40 mil voluntários, sendo que 30 mil receberão o imunizante e 10 mil receberão uma substância placebo.

Na última semana, um estudo publicado na revista científica "The Lancet” indicou que o imunizante produziu anticorpos e não teve efeitos adversos. No entanto, os cientistas reconhecem que são necessários mais testes para comprovar a eficácia da vacina.

Também nesta terça, o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalye informou que a vacina Sputnik V também terá versão adaptada para crianças. A documentação para obter a permissão do Ministério da Saúde da Rússia para estudar essa vacina em crianças ainda não está finalizada, segundo o Centro, e o processo está em andamento.

Até o momento, a vacina russa contra a Covid-19 é destinada para pessoas com idade entre 18 e 60 anos.