X

Mundo

Rússia afirma que militares vão ficar o tempo que 'for necessário' na Venezuela

As declarações foram dadas um dia depois de o presidente americano Donald Trump ter afirmado que Moscou deveria retirar todos os seus militares

Folhapress

Publicado em 28/03/2019 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo russo disse que as tropas vão permanecer no país / Reprodução

O governo russo disse nesta quinta-feira (28) que as tropas que enviou para a Venezuela no último fim de semana vão permanecer no país o tempo que for necessário, mas que elas não irão participar de nenhum tipo de operação militar e não representam uma ameaça a estabilidade na região. 

As declarações do Kremlin foram dadas um dia depois de o presidente americano Donald Trump ter afirmado que Moscou deveria retirar todos os seus militares da Venezuela.

No fim de semana, dois aviões russos pousaram em Caracas com cerca de cem militares, mas só nesta quinta a Rússia admitiu oficialmente ter enviado as tropas.

De acordo com Moscou, -que apoia o ditador Nicolás Maduro- os militares enviados são especialistas e estão no país para participar de um acordo de cooperação assinado com Caracas. 

"Eles estão trabalhando na implementação dos acordos assinados no campo da cooperação técnica e militar. Quanto tempo levará? Enquanto for necessário para o governo venezuelano", declarou a jornalistas a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova. 

"A Rússia não infringiu nada, nem os acordos internacionais, nem o Direito venezuelano. Ela não muda o equilíbrio de forças na região e não ameaça ninguém, diferentemente de Washington", disse ela.

A porta-voz classificou as críticas de autoridades americanas nesta semana de "tentativa arrogante de ditar para Estados soberanos como têm de se relacionar entre eles. Nem a Rússia e nem a Venezuela são províncias dos Estados Unidos".

Já o porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, disse que Washington não deveria interferir na relação entre Moscou e Caracas. 

"Não acreditamos que países terceiros devam se preocupar com nossas relações bilaterais", disse ele. "Não estamos interferindo nos assuntos internos da Venezuela e esperamos que outros países sigam nosso exemplo e permitam que os venezuelanos decidam seu futuro por conta própria."

Ao lado da China, a Rússia é um dos principais apoiadores de Maduro. O ditador atualmente trava uma disputa interna com o líder opositor Juan Guaidó, que foi reconhecido por mais de 50 países -entre eles os EUA- como o presidente interino da Venezuela. 

Os dois lados receberam nesta quarta um pedido da ONU para permitirem a entrada de ajuda humanitária no país, informou o jornal The New York Times.

Em fevereiro, Guaidó anunciou tentativa para que carregamentos de ajuda entrasse na Venezuela pelas fronteiras com a Colômbia e com o Brasil, mas o regime Maduro fechou a divisa e impediu a entrada do material. 

O país vive uma crise de abastecimento, na qual faltam alimentos e remédios, além de ter sofrido dois apagões este mês. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter