Mundo

Ranking internacional aponta o destino mais seguro do mundo e não é o que você imagina

Após anos fora do pódio, país europeu assume o primeiro lugar entre os destinos mais seguros

Ana Clara Durazzo

Publicado em 13/11/2025 às 08:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ascensão holandesa foi impulsionada por altas pontuações em saúde pública, segurança geral, proteção de mulheres, viajantes negros e LGBTQIA+ / Ana Clara Durazzo/DL

Continua depois da publicidade

A Holanda foi eleita o país mais seguro do mundo para turistas em 2026, segundo o ranking anual da Berkshire Hathaway Travel Protection (BHTP), uma das principais seguradoras de viagem dos Estados Unidos. O resultado surpreende, já que, na edição anterior, a nação europeia ocupava apenas a 14ª posição.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O levantamento, divulgado em novembro, combinou pesquisas com mais de 1.800 viajantes americanos — que avaliaram experiências nos últimos cinco anos — com índices internacionais de segurança, como o Global Peace Index (GPI), a base de dados Numbeo e a GeoSure Global, ferramenta de geolocalização voltada a turistas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com alto IDH e tradição italiana, cidade interiorana se destaca entre as melhores do País

• O país mais pobre das Américas é o lar de um oásis caribenho

• No país mais seguro do planeta, não há mosquitos, repteis ou animais perigosos

Europa domina o ranking

A edição 2026 do estudo confirmou o predomínio europeu entre os destinos mais seguros. A Austrália aparece em segundo lugar e a Áustria em terceiro, seguidas pela Islândia, líder do ranking anterior, agora em quarto lugar. No total, 10 dos 15 países listados estão na Europa, com destaque para nações como Suíça, Irlanda, Portugal, França e Dinamarca.

O Brasil e o restante da América do Sul ficaram fora do ranking. Segundo a BHTP, 'nenhuma pontuação individual favorece um país em detrimento de outro; todas as variáveis contribuem para a nota final de segurança'.

Continua depois da publicidade

Fatores que levaram a Holanda ao topo

A ascensão holandesa foi impulsionada por altas pontuações em saúde pública, segurança geral, proteção de mulheres, viajantes negros e LGBTQIA+. Cidades como Haia e Eindhoven foram destacadas pela Numbeo como exemplos de segurança urbana.

A seguradora, contudo, faz recomendações: 'Nas grandes cidades, o risco vem da grande circulação de bicicletas. Elas têm ciclovias próprias e cruzam calçadas, exigindo atenção redobrada de pedestres e turistas', alerta o relatório. A BHTP também reforça orientações básicas, como cuidar de pertences pessoais, evitar deslocamentos longos a pé durante a noite e consumir álcool com moderação.

Brasil fora do ranking, mas em destaque turístico

Embora não figure entre os destinos mais seguros, o Brasil segue ganhando espaço em outros rankings internacionais. O Rio de Janeiro foi incluído na lista dos 25 melhores lugares para viajar em 2026 pela revista National Geographic, e bairros como Liberdade (São Paulo), Barra Funda e Botafogo (Rio) foram citados por publicações estrangeiras por sua vitalidade cultural, gastronomia e vida urbana.

Continua depois da publicidade

Confira os 15 países mais seguros para viajar em 2026:

Holanda

Austrália

Áustria

Continua depois da publicidade

Islândia

Canadá

Nova Zelândia

Continua depois da publicidade

Emirados Árabes Unidos

Suíça

Japão

Continua depois da publicidade

Irlanda

Bélgica

Portugal

Continua depois da publicidade

França

Reino Unido

Dinamarca

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software