Bunker onde, antigamente, funcionava a misteriosa emissora UVB-76 / Reprodução/Imgur/Pexels
Continua depois da publicidade
Chamada também de "Rádio do Juízo Final", a enigmática estação UVB-76, uma herança do período soviético, voltou a fazer uma transmissão e emitiu mensagens misteriosas durante uma ligação entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada.
No ar por 24 horas, a UVB-76 permanece a maior parte do tempo emitindo ruídos e sons de uma emissora que está fora do ar. Todavia, na última semana, uma voz masculina passou a transmitir códigos e letras antes, durante e depois do telefonema entre Putin e Trump.
Continua depois da publicidade
Poucos minutos antes da ligação entre Putin e Trump, a rádio fantasma começou a transmitir o código "NZhTI 89905 BLEFOPUF 4097 5573". Algumas horas depois da ligação com a Casa Branca ter sido encerrada, a mesma voz masculina disse: "NZhTI 01263 BOLTANKA 4430 9529".
A rádio, também chamada de "A Mão Morta", existe desde o período da Guerra Fria, mas ninguém nunca soube a sua finalidade.
Continua depois da publicidade
Alguns historiadores dizem que ela desempenha um papel militar para Moscou, comunicando mensagens criptografadas de interesse das pessoas ligadas ao arsenal nuclear, mas não podem comprovar isso.
O mais intrigante é que, ao tentar localizar de onde vem o sinal da rádio, não é possível localizá-la precisamente. Sabe-se que ela, hoje, está perto da fronteira entre a Rússia e a Estônia, mas as tecnologias de rastreamento não conseguem precisar onde.