X

Mundo

Quase 30 membros de EI morrem no Leste do Afeganistão, incluindo um comandante

O porta-voz da polícia provincial, Hazrat Hussain Mashriqiwal, afirmou que as autoridades identificaram o comandante do EI como Farooq

Agência Brasil

Publicado em 03/04/2017 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pelo menos 27 integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), entre eles um alto comandante, morreram nas últimas 24 horas em duas operação das tropas afegãs na província de Nangarhar, no Leste do Afeganistão, informou nesta segunda-feira (3) à Agencia EFE uma fonte policial.

Na primeira ofensiva das forças terrestres afegãs, que aconteceu no distrito de Achin, morreram pelo menos 11 insurgentes, disse o porta-voz da polícia provincial, Hazrat Hussain Mashriqiwal.

"Outros 16 (jihadistas), incluindo um comandante do grupo, morreram em Tangi, no distrito de Achin, no fim do domingo, em um ataque aéreo", com a participação das Forças Aéreas dos Estados Unidos, detalhou o porta-voz.

Mashriqiwal afirmou que as autoridades identificaram o comandante do EI como Farooq.

O EI tem presença no Afeganistão desde 2015, mas no início do ano passado as autoridades afegãs anunciaram sua derrota. Os combates entre as forças afegãs e esta organização, contudo, não pararam, assim como os ataques deste grupo em várias partes do país.

O principal reduto do EI desde seu surgimento foi Nangarhar, onde mantêm combates não só com as forças de segurança afegãs, mas com os talibãs. A presença do grupo terrorista nesta província caiu de dez para apenas três distritos após várias operações das forças afegãs com apoio dos Estados Unidos. No entanto, o EI continua realizando atentados e ações de grande impacto no Afeganistão.

O último grande atentado reivindicado pelo EI em território afegão foi o assalto no mês passado a um hospital militar em Cabul. Na ação, 31 pessoas morreram, além dos quatro terroristas, e 53 ficaram feridas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Santos

Atenção motoristas! Santos terá novo semáforo no Gonzaga à partir desta sexta (26)

De acordo com a CET-Santos, a medida visa colocar mais segurança para as pessoas que circulam pelo local

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter