O pontapé inicial foi a conclusão do ensino médio, em 1973 / Reprodução/TV Globo
Continua depois da publicidade
A figura do papa sempre é associada a um amplo conhecimento em diversas áreas. Afinal, liderar a Igreja Católica — a maior e mais antiga instituição religiosa do mundo — é uma tarefa para poucos.
No caso de Leão XIV, anunciado na tarde de quinta-feira (8) após dois dias de Conclave, a vida acadêmica e os estudos são parte essencial de sua trajetória.
O pontapé inicial foi a conclusão do Ensino Médio, em 1973. Logo depois, ele conquistou o título de bacharel em Ciências, com ênfase em Matemática, pela Universidade Villanova — instituição pertencente à Ordem de Santo Agostinho, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos.
Na sequência, concluiu o mestrado em Teologia e obteve licenciatura para atuar em instituições de ensino católicas.
Essa sólida formação lhe garantiu cargos de destaque na hierarquia da Igreja, incluindo posições próximas ao Papa Francisco, seu antecessor.
O tema relacionado à Igreja Católica está em destaque. Conheça também todos os pontífices que adotaram o nome Leão ao longo da história.
Continua depois da publicidade
Além de sua formação acadêmica diversificada, o domínio de idiomas também sempre foi uma preocupação do então cardeal Robert Francis Prevost.
Nascido nos Estados Unidos, ele é fluente em inglês, espanhol, italiano e português. Também possui conhecimentos em latim — idioma oficial do Vaticano — e alemão.