X

Mundo

Proibição de entrada nos EUA não afeta portadores de green card, diz Casa Branca

No sábado, um porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA disse à Reuters que a ordem 'barrava portadores de green card'

Estadão Conteúdo

Publicado em 29/01/2017 às 22:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Proibição de entrada nos EUA não afeta portadores de green card, diz Casa Branca / Divulgação

O chefe de gabinete da Casa Branca, Reince Priebus, disse neste domingo que estrangeiros com visto permanente (green card) não serão afetados pela ordem executiva assinada na sexta-feira pelo presidente Donald Trump e que restringe a entrada de cidadãos com visto e refugiados de sete países de maioria muçulmana.

Segundo Priebus, cidadãos de Irã, Iraque, Síria, Sudão, Líbia, Somália e Iêmen que possuem green card podem passar por inspeção mais rigorosa ao chegar aos EUA. Ele disse, no entanto, que a ordem executiva "não os afeta". "A ordem executiva em si não traz mais problemas para pessoas que possuem green cards", disse Priebus à rede de TV CBS.

De acordo com a ordem de sexta-feira, refugiados ou cidadãos daqueles sete países, mesmo com visto, estão proibidos de entrar nos EUA por pelo menos 90 dias. De acordo com relatos, cidadãos daqueles países que possuem green card foram detidos em aeroportos dos EUA. No sábado, um porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA disse à Reuters que a ordem "barrava portadores de green card".

Os comentários do chefe de gabinete da Casa Branca se seguiram a uma avalanche de críticas de legisladores de ambos os partidos. Enquanto republicanos e democratas questionaram a moralidade e a implementação da medida, a administração Trump tentou descrever os obstáculos legais, o inconveniente para viajantes e as questões diplomáticas como pequenos problemas que poderiam ser resolvidos. Priebus destacou que a ordem executiva não é uma "proibição a muçulmanos".

Neste domingo, Trump postou no Twitter: "Nosso país precisa de fronteiras sólidas e inspeções extremas, AGORA".

Uma ordem de emergência emitida na noite de sábado por uma juíza federal impediu temporariamente os EUA de deportar pessoas de nações sujeitas à proibição de viagens.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anticiclone deve atingir o litoral nos próximos dias; entenda o fenômeno

Toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sul devem ser impactadas

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter