X

Mundo

Pressionado, Trump critica ataques antissemitas nos EUA

Mais cedo nesta terça, a Casa Branca havia denunciado a 'violência motivada pelo ódio', sem mencionar diretamente as ameaças contra os judeus

Folhapress

Publicado em 21/02/2017 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Trump critica ataques antissemitas nos EUA / Divulgação

O presidente Donald Trump aproveitou a visita que fez ao Museu Nacional da História e Cultura Afroamericanas nesta terça (21) para condenar ataques antissemitas que vêm ocorrendo no país -e tentar afastar as críticas de que estava sendo omisso sobre o tema.

"As ameaças antissemitas que têm como alvo a nossa comunidade judaica e os centros comunitários são horríveis e dolorosas e uma lembrança muito triste do trabalho que ainda precisa ser feito para acabar com o ódio, o preconceito e o mal", disse Trump.

Mais cedo nesta terça, a Casa Branca havia denunciado a "violência motivada pelo ódio", sem mencionar diretamente as ameaças contra os judeus.

Na coletiva de imprensa de mais de uma hora na última quinta (16), um dos pontos mais polêmicos foi a reação de Trump à pergunta de um jornalista de um semanário judeu ortodoxo sobre o que a Casa Branca faria em relação às ameaças registradas contra centros judeus -que teriam sido 48 por todo o país só nas últimas duas semanas.

O presidente então mandou que ele se sentasse e disse: "já entendi o resto da sua pergunta".

"Então a história é a seguinte: número um, eu sou a pessoa menos antissemita que você já viu em toda a sua vida; número dois, racismo, a pessoa menos racista que você já viu", afirmou Trump.

O jornalista tentou complementar a pergunta, mas foi interrompido por um "calado, calado, calado".
Ivanka, filha de Trump, se converteu ao judaísmo por causa do marido, Jared. Os dois filhos do casal são judeus, e o presidente cita isso constantemente para demonstrar sua proximidade com essa comunidade.

Ele, contudo, parece ter percebido agora que precisava se pronunciar diretamente sobre as ameaças aos centros.

Enquanto visitava nesta segunda o museu da história afroamericana, aberto em setembro, e o elogiava, Trump foi perguntado se pretendia ir também ao Museu do Holocausto. "Eu vou. Devo fazer isso em breve. É muito importante, muito importante para mim", respondeu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter