Mundo

Presidente reeleito no Irã diz que país quer mais interação com o mundo

Neste sábado (20), foi confirmada a vitória de Rowhani no primeiro turno, com 57% dos votos

Folhapress

Publicado em 20/05/2017 às 21:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Em seu primeiro discurso após a reeleição, o presidente iraniano Hasan Rowhani disse que a votação mostrou que os iranianos desejam maior integração com o mundo e que rejeitam a ideia de parar as reformas no país.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neste sábado (20), foi confirmada a vitória de Rowhani no primeiro turno, com 57% dos votos. O resultado reforça sua política de abertura dentro e fora do país.
Seu principal rival, o clérigo Ibrahim Raisi, teve 38,3% dos votos, numa eleição que teve alta participação dos iranianos: 73% votaram.

Continua depois da publicidade

Logo após a vitória, Rowhani recebeu felicitações de dois aliados próximos: Síria e Rússia.
Em comunicado, o ditador sírio Bashar al-Assad elogiou o resultado e destacou a necessidade de "continuar trabalhando e cooperando com a República do Irã para fortalecer a segurança e a estabilidade de ambos os países, da região e do mundo".

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em nota "estar disposto a seguir adiante com a colaboração russo-iraniana tanto na agenda bilateral quanto na internacional".

Continua depois da publicidade

O novo mandato de Rowhani, 68, termina em 2021.

Eleito em 2013, ele passou a maior parte de seu primeiro mandato negociando um acordo histórico com seis países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, inimigo do Irã desde a Revolução Islâmica de 1979.
Em troca da suspensão de parte das sanções econômicas impostas ao Irã há cerca de dez anos, o país se comprometeu a limitar seu programa nuclear a fins estritamente civis.

No entanto, o acordo não atraiu tantos investimentos estrangeiros como se esperava e não tem trazido impacto na vida cotidiana dos iranianos. O desemprego atinge 12,5% da população. Entre os jovens, 27% estão sem ocupação.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, os Estados Unidos decidiram manter as sanções contra o país suspensas, como parte do acordo de 2015.

Contudo, a desconfiança entre os dois países persiste. O presidente norte-americano Donald Trump é abertamente hostil contra o Irã. Neste fim de semana, Trump visita a Arábia Saudita, grande rival regional do Irã.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software