X

Mundo

Presidente reeleito no Irã diz que país quer mais interação com o mundo

Neste sábado (20), foi confirmada a vitória de Rowhani no primeiro turno, com 57% dos votos

Folhapress

Publicado em 20/05/2017 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em seu primeiro discurso após a reeleição, o presidente iraniano Hasan Rowhani disse que a votação mostrou que os iranianos desejam maior integração com o mundo e que rejeitam a ideia de parar as reformas no país.

Neste sábado (20), foi confirmada a vitória de Rowhani no primeiro turno, com 57% dos votos. O resultado reforça sua política de abertura dentro e fora do país.
Seu principal rival, o clérigo Ibrahim Raisi, teve 38,3% dos votos, numa eleição que teve alta participação dos iranianos: 73% votaram.

Logo após a vitória, Rowhani recebeu felicitações de dois aliados próximos: Síria e Rússia.
Em comunicado, o ditador sírio Bashar al-Assad elogiou o resultado e destacou a necessidade de "continuar trabalhando e cooperando com a República do Irã para fortalecer a segurança e a estabilidade de ambos os países, da região e do mundo".

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em nota "estar disposto a seguir adiante com a colaboração russo-iraniana tanto na agenda bilateral quanto na internacional".

O novo mandato de Rowhani, 68, termina em 2021.

Eleito em 2013, ele passou a maior parte de seu primeiro mandato negociando um acordo histórico com seis países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, inimigo do Irã desde a Revolução Islâmica de 1979.
Em troca da suspensão de parte das sanções econômicas impostas ao Irã há cerca de dez anos, o país se comprometeu a limitar seu programa nuclear a fins estritamente civis.

No entanto, o acordo não atraiu tantos investimentos estrangeiros como se esperava e não tem trazido impacto na vida cotidiana dos iranianos. O desemprego atinge 12,5% da população. Entre os jovens, 27% estão sem ocupação.

Na semana passada, os Estados Unidos decidiram manter as sanções contra o país suspensas, como parte do acordo de 2015.

Contudo, a desconfiança entre os dois países persiste. O presidente norte-americano Donald Trump é abertamente hostil contra o Irã. Neste fim de semana, Trump visita a Arábia Saudita, grande rival regional do Irã.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter