X

Mundo

Portugal debate proposta de residência legal

Se aprovada, brasileiros que queiram morar no país poderão residir legalmente, mesmo sem trabalho

Da Reportagem

Publicado em 06/06/2022 às 14:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo o governo português, o objetivo é facilitar o processo de imigração / Divulgação

Está em discussão no parlamento de Portugal uma proposta que permitirá residência legal a quem queira morar em terras portuguesas mesmo sem ter trabalho. Se aprovada, a medida irá liberar um visto temporário para aqueles que ainda não encontraram um ofício fixo, mas desejam se mudar para o país lusitano antes disso. Segundo o governo português o objetivo é facilitar o processo de imigração para sustentar o desenvolvimento econômico e demográfico da região.

Apesar de ser uma ótima notícia para brasileiros, que têm diferentes motivos para quererem se mudar, tais como instabilidade econômica e política brasileira, busca por segurança ou até mesmo por uma educação de qualidade, vale lembrar que a permissão para morar em Portugal seria de curta duração. "Para se manter legalmente no país após esse período, será obrigatório ter um visto de trabalho, de estudante ou um passaporte europeu. Por isso, é preciso ficar atento ao prazo - ainda não definido- para não sofrer nenhuma penalidade. Vale lembrar também que essa solicitação deverá ser realizada antes de viajar para Portugal", explica Victor Coifman, sócio do Clube do Passaporte, empresa especializada na obtenção da cidadania portuguesa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Coifman lembra que muitos brasileiros têm direito à cidadania portuguesa e podem conseguir se estabelecer de forma fixa com os mesmos benefícios básicos destinados aos cidadãos portugueses e europeus. "Existe a possibilidade da cidadania por atribuição, quando é realizada para filhos, netos e cônjuges de português, , por meio do Golden Visa ou até mesmo por naturalização, como ocorre pela via sefardita, concedendo o direito à cidadania portuguesa a qualquer descendente judeu da época da Inquisição", afirma.

Entretanto, Coifman ressalta que, no caso da lei para judeus sefarditas, o governo de Portugal publicou um decreto de lei alterando os requisitos para concessão desse tipo de nacionalidade, que deverá começar a valer já em setembro deste ano.

Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, no Clube do Passaporte, houve um aumento de 368% de brasileiros que buscaram a agência para viabilizar a cidadania portuguesa em comparação com o mesmo período do ano passado. "Com mais essa facilidade para a entrada em Portugal divulgada pelo governo luso, acreditamos que a tendência é esse número aumentar ainda mais", finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter