A Ponte Huajiang Grand Canyon se soma a uma série de projetos de infraestrutura da China que têm transformado o país em referência mundial em engenharia / Glabb/Wikimedia Commons
Continua depois da publicidade
A China inaugurou oficialmente, no último domingo (28), a Ponte do Grande Cânion de Huajiang, localizada na província de Guizhou, no sul do país. Considerada uma maravilha da engenharia moderna, a estrutura se tornou a ponte mais alta do mundo, erguendo-se a aproximadamente 625 metros acima do Rio Beipan.
Com 1,4 km de extensão (4.600 pés), a ponte levou três anos e oito meses para ser construída. A obra reduziu drasticamente o tempo de travessia do cânion: de duas horas para apenas dois minutos. Além do título de ponte mais alta, ela também conquistou o recorde de ponte mais longa em região montanhosa, segundo a NBC News.
Continua depois da publicidade
Antes, o recorde mundial pertencia à Ponte Beipanjiang, também localizada em Guizhou e sobre o mesmo rio.
Mais do que encurtar distâncias, a construção foi pensada para estimular o turismo e o crescimento econômico da região. A ponte oferece experiências turísticas únicas, incluindo uma cafeteria suspensa a 800 metros acima do rio, acessível por elevador de alta velocidade.
Continua depois da publicidade
Para os amantes de aventura, o local também conta com opções de bungee jumping e uma passarela de vidro a 588 metros de altura, proporcionando vistas panorâmicas impressionantes do cânion.
Nos Estados Unidos, a ponte mais alta é a Royal Gorge Bridge, no Colorado, que se eleva a 291 metros (956 pés) sobre o Rio Arkansas. Construída em 1929, ela deteve o título mundial até 2001, quando foi superada por construções chinesas.
A Ponte Huajiang Grand Canyon se soma a uma série de projetos de infraestrutura da China que têm transformado o país em referência mundial em engenharia. Mais do que facilitar o transporte, o empreendimento se consolida como um novo cartão-postal de Guizhou, combinando mobilidade, turismo e inovação.
Continua depois da publicidade