X

Mundo

Polícia prende homem de 23 anos em conexão com ataque em Manchester

Ele é o primeiro detido pela explosão de segunda-feira, que deixou ao menos 22 mortos e dezenas de feridos após o fim do concerto na Manchester Arena

Folhapress

Publicado em 23/05/2017 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A segurança no restante do Reino Unido será incrementada, segundo um anúncio das autoridades britânicas / Rui Vieira/Associated Press/Estadão Conteúdo

A polícia britânica prendeu nesta terça-feira (23) um homem de 23 anos em conexão com o ataque da véspera durante um show da cantora pop Ariana Grande em Manchester.

Segundo as autoridades, o suspeito foi preso na região sul de Manchester.

Ele é o primeiro detido pela explosão de segunda-feira, que deixou ao menos 22 mortos e dezenas de feridos após o fim do concerto na Manchester Arena. Não há brasileiros entre as vítimas, informou o Itamaraty.

Um outro homem foi detido no shopping Arndale Centre, em Manchester, mas a polícia não vê indícios de que ele tenha conexão com o atentado. O local chegou a ser fechado temporariamente nesta terça.

As autoridades trabalham com a hipótese de que o atentado no show foi provocado por um homem-bomba cuja identidade ainda não foi divulgada. As investigações buscam entender, agora, se ele atuava sozinho ou se era parte de uma organização maior.

Estado Islâmico 

A milícia radical Estado Islâmico reivindicou a ação nesta terça-feira (23) em uma mensagem que, no entanto, não apresentou nenhuma evidência de sua participação real.

"Um soldado do califado conseguiu colocar explosivos em meio a uma reunião dos cruzados na cidade britânica de Manchester", disse um comunicado da milícia.

É possível, como em outros casos no passado, que o autor tenha agido sozinho e agora a organização tente se beneficiar da atenção na mídia, que é uma parte importante de sua estratégia para recrutar militantes.

O chefe de Inteligência dos Estados Unidos, Dan Coats, afirmou que as autoridades do país ainda não verificaram se o Estado Islâmico é responsável pelo ataque.

A segurança no restante do Reino Unido será incrementada, segundo um anúncio das autoridades britânicas, com um maior contingente policial deslocado para Londres. A campanha das eleições parlamentares de 8 de junho foram suspensas após a explosão.

Solidariedade

A rainha Elizabeth 2ª disse nesta terça-feira (23) que "a nação inteira está chocada" com o ataque. "Sei que falo por todo mundo ao expressar minha empatia mais profunda com todos os que foram afetados por esse evento horrível", afirmou.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar triste e em choque. "As pessoas no Reino Unido podem estar convencidas de que a Alemanha está do lado delas."

O presidente americano, Donald Trump, comentou o ocorrido durante sua viagem a Belém, na Cisjordânia. "Mantemos nossa absoluta solidariedade com o povo do Reino Unido". Ele descreveu os responsáveis pela ação como "perdedores malvados".

Vladimir Putin, presidente da Rússia, também demonstrou apoio aos britânicos.

Nesta terça, o presidente da França, Emmanuel Macron, visitou a embaixada britânica em Paris e deixou sua mensagem de condolência em um livro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter