X

Mundo

Polícia investiga por que ameaça do terrorista de Manchester foi ignorada

A polícia anunciou uma nova detenção no âmbito da investigação sobre o atentado de Manchester, o que eleva para 14 o número de detidos

Folhapress

Publicado em 29/05/2017 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O atentado foi o mais violento no Reino Unido desde os ataques contra os transportes públicos de Londres em 2005, que provocaram 56 mortes / Agência Lusa

O atentado de Manchester completa uma semana nesta segunda-feira (29) com uma nova detenção e a revelação de que o serviço de inteligência britânico investigará por que as advertências sobre o perigo representado pelo autor do ataque, Salman Abedi, foram ignoradas.

A polícia anunciou uma nova detenção no âmbito da investigação sobre o atentado de Manchester, o que eleva para 14 o número de detidos.

Na segunda-feira (22), Salman Abedi, um britânico de origem líbia, detonou uma carga explosiva na casa de espetáculos Manchester Arena, que tem capacidade para mais de 20 mil pessoas, ao fim do show da cantora americana Ariana Grande. O atentado deixou 22 mortos e 116 feridos. O atentado foi reivindicado pelo grupo extremista EI (Estado Islâmico).

A prefeitura de Manchester convocou uma homenagem no centro da cidade nesta segunda-feira às 21h31 (18h31 de Brasília), o momento exato do atentado.

Durante a manhã, os nomes dos mortos, incluindo seis crianças, foram lidos diante da sede do governo municipal, na presença de centenas de pessoas.

A praça de Santa Ana se transformou no centro improvisado de homenagens e estava lotada de flores, balões e mensagens.

"Tentaram nos destruir, mas nos uniram ainda mais", afirmava uma mensagem.

A BBC e o jornal "The Guardian" revelaram que o MI5, agência responsável pela espionagem doméstica, abriu uma investigação para entender porque nada foi feito a respeito de Abedi ante as repetidas advertências de que estava fora de controle e era perigoso, formuladas por professores e líderes religiosos da comunidade muçulmana de Manchester.

A ministra do Interior, Amber Rudd, defendeu os serviços de inteligência ao afirmar que "desde 2013 desbarataram 18 planos separados" de ataques, em uma entrevista à BBC.

Ao mesmo tempo, ela admitiu que serão apresentadas demandas para "examinar se há coisas que poderiam ter sido aprendidas".

"Não temos medo de aprender lições para melhorar", completou Rudd.

Em plena campanha para as eleições de 8 de junho, Rudd teve que se defender da acusação de que não usou o poder para impedir a entrada no país dos extremistas britânicos que retornam ao país depois de lutar na Síria ou Iraque. De acordo com a imprensa, a prerrogativa teria sido utilizada apenas uma vez.

O atentado, como demonstra a entrevista de Rudd, transformou a segurança no principal tema da campanha eleitoral.

MAIS UM SUSPEITO PRESO

Também nesta segunda (29), a polícia anunciou a detenção do 14º suspeito de ligação com o atentado de Manchester.

Um homem de 23 anos foi preso em Shoreham-by-Sea, no condado de Sussex (sul da Inglaterra), informa um comunicado.

Ao mesmo tempo, a polícia realizou uma operação de busca em uma residência de Whalley Range, bairro da zona sul de Manchester.

O atentado foi o mais violento no Reino Unido desde os ataques contra os transportes públicos de Londres em 2005, que provocaram 56 mortes.

No total, mil agentes trabalham na análise de 800 provas (incluindo 205 documentos digitais) e nas operações de busca em 18 residências. Até o momento foram assistidas quase 13.000 horas de filmagens de câmeras de segurança.

A polícia divulgou no sábado (27) duas fotos de Abedi um pouco antes de executar o atentado. Ele aparece de boné, óculos e uma mochila. As autoridades fizeram um apelo para que testemunhas compareçam às delegacias.

A investigação não foi concluída, mas a detenção dos elementos mais perigosos da célula que cometeu o atentado motivou o governo a reduzir o nível de alerta terrorista, do grau máximo para o segundo mais perigoso. A medida significa que um atentado é "muito provável", mas não é mais iminente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter