Mundo

Pesquisador crava ter encontrado prova milenar que pode confirmar a existência de Moisés

De acordo com ele, as informações datam de aproximadamente 3,8 mil anos atrás. Foram encontradas duas gravuras em uma área de mineração de turquesa chamada Serabit el-Khadim, localizada no Deserto do Sinai

Igor de Paiva

Publicado em 20/08/2025 às 17:10

Atualizado em 20/08/2025 às 17:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Apesar da empolgação, o conteúdo ainda precisa ser analisado por outros especialistas / Divulgação

Continua depois da publicidade

O achado de objetos mencionados nos escritos antigos sempre chama atenção. Agora, um pesquisador da Universidade Ariel, em Israel, afirmou ter descoberto inscrições que fazem referência a Moisés. Caso seja confirmada, a descoberta representaria uma grande revelação, sendo a primeira citação de Moisés fora da Bíblia, comprovando sua existência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com o pesquisador, as informações datam de aproximadamente 3,8 mil anos atrás. Foram encontradas duas gravuras em uma área de mineração de turquesa chamada Serabit el-Khadim, localizada no Deserto do Sinai.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ossuário de Tiago pode ser primeira evidência física de Jesus, diz instituto

• Maior estátua de Jesus do mundo fica no Brasil e não é o Cristo Redentor

• Cruz usada em primeira missa da história do Brasil terá peregrinação em SP

Os escritos são proto-sinaíticos e datam de 1800 a 1600 a.C. A título de curiosidade, caso as informações sejam confirmadas, essas inscrições teriam sido feitas antes das primeiras partes da Bíblia, entre os séculos 10 e 7 a.C.

Segundo um famoso epigrafista israelense-americano, os itens foram encontrados no século XX, mas nunca receberam uma análise aprofundada.

Continua depois da publicidade

O pesquisador responsável afirma que os escritos contêm as expressões “Zot M'Moshe” e “Ne'um Moshe”, que podem ser traduzidas como “Isto é de Moisés” e “Declaração de Moisés”.

Veja também que o Ossuário de Tiago pode ser primeira evidência física de Jesus, diz instituto.

Veracidade

Apesar da empolgação, o conteúdo ainda precisa ser analisado por outros especialistas. Se confirmado, seria a primeira vez que o nome de Moisés aparece fora dos textos sagrados.

Continua depois da publicidade

O trabalho inicial durou mais de uma década e contou com a colaboração de oito pesquisadores.

Sobre Moisés

De acordo com fontes especializadas em religião, Moisés é uma figura central na tradição judaico-cristã e no Islã, considerado profeta, líder e legislador.

Segundo a Bíblia, ele nasceu no Egito em um período em que os hebreus eram escravizados. Para escapar do extermínio, foi colocado em um cesto no rio Nilo e adotado pela filha do faraó.

Continua depois da publicidade

Na vida adulta, Moisés recebeu de Deus a missão de libertar os israelitas da escravidão egípcia. Ele conduziu o povo durante o Êxodo, atravessando o Mar Vermelho, e os guiou pelo deserto rumo à Terra Prometida.

Durante essa jornada, recebeu os Dez Mandamentos no Monte Sinai, estabelecendo as bases da lei e da moralidade judaica.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software