X

Mundo

Papa recebe presidente turco para discutir status de Jerusalém

A visita de Recep Tayyip Erdogan, envolta por protestos, foi a primeira de um presidente turco ao Vaticano em 59 anos

Folhapress

Publicado em 05/02/2018 às 21:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O papa se reuniu privadamente com a autoridade turca por cerca de 50 minutos / Associated Press

O papa Francisco recebeu o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, nesta segunda-feira (5), para discutir o status de Jerusalém -a tensão na cidade aumentou desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a reconheceu como a capital de Israel. A visita de Erdogan, envolta por protestos, foi a primeira de um presidente turco ao Vaticano em 59 anos. O papa foi a Turquia em 2014.

O pontífice se reuniu privadamente com a autoridade turca por cerca de 50 minutos em seu escritório no Palácio Apostólico do Vaticano, usado principalmente por motivos cerimoniais.

Em nota, o Vaticano informou que os dois conversaram sobre "a situação no Oriente Médio, com referência particular ao status de Jerusalém, evidenciando a necessidade de promover a paz e a estabilidade na região através do diálogo e da negociação, no respeito aos direitos humanos e à lei internacional".
O presidente turco e o papa Francisco são contrários à decisão de Trump.

Ao final da reunião privada, Erdogan recebeu um medalhão de bronze que retrata "o anjo da paz que estrangula o demônio da guerra", segundo o pontífice. A obra do artista italiano Guido Verol, ainda de acordo com o papa, representa "um mundo baseado em paz e justiça".

As forças de segurança da Itália entraram em confronto com manifestantes no entorno do Vaticano durante o encontro. Os arredores do hotel de Erdogan e dos palácios onde ele se reunirá com o presidente e o premiê italianos ainda precisram ser isolados.

Os protestos contra Erdogan são motivados pela ofensiva da Turquia contra curdos na Síria, alvo de polêmica na comunidade internacional.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter