Em seu discurso na Basílica de São Pedro, Leão XIV afirmou que eles devem ser uma Igreja que constrói pontes / Reprodução/TV Globo
Continua depois da publicidade
Apesar de não parecer, o nome adotado pelo papa quando ele assume o cargo simboliza como será todo seu papado.
Nesta quinta-feira (8), foi anunciado o sucessor do papa Francisco, o cardeal norte-americano Robert Prevost.
Continua depois da publicidade
O nome escolhido por ele foi Leão XIV, que simboliza autoridade e liderança em tempos difíceis.
Se você é um Leão papal, tende a ser reformador da extremidade progressista do catolicismo. Os católicos associam esse nome ao último papa Leão, o Leão XIII.
Continua depois da publicidade
Esse papa delineou os direitos dos trabalhadores a salários justos, condições de trabalho seguras e os direitos dos trabalhadores de pertencerem a sindicatos.
Dessa forma é possível acreditar que, se Papa Francisco foi o Papa do Povo, Leão XIV será o Papa dos Trabalhadores.
A Igreja Católica está profundamente dividida nos Estados Unidos. De um lado tem aqueles que apoiam o presidente Trump e suas ideias que colocam a família em primeiro lugar, depois a vizinhança e por fim, o resto da humanidade.
Continua depois da publicidade
Há também aqueles que concordam com o Papa Francisco que essa é uma ideia equivocada do cristianismo.
Apesar de ser americano, Prevost passou grande parte da vida no exterior. Ele ingressou na ordem religiosa dos Agostinianos e tornou-se um de seus missionários no Peru. Mais tarde, foi nomeado bispo pelo Papa Francisco.
Essas experiências moldaram uma perspectiva completamente diferente das Américas e o papel dos Estados Unidos no mundo.
Continua depois da publicidade
Durante o conclave, os cardeais consideraram as habilidades de liderança, experiência pastoral, firmeza e conhecimento do Vaticano para escolher o papa.
Prevost mostrou tudo isso em seu trabalho na ordem religiosa como prior geral, seu trabalho na diocese e seu trabalho à frente do departamento do Vaticano.
Houveram preocupações com o fato de Prevost ter se enganado ao lidar com crises de abuso no Peru. Sua abordagem aos casos de abuso sexual de crianças e pessoas vulneráveis será um grande teste de sua liderança.
Continua depois da publicidade
Algumas organizações LGBTQ apontaram que, antes das eleições, Prevost mostou preocupação com o chamado 'estilo de vida homossexual',
Porém, um dos principais defensores dos gays na Igreja Católica, James Martin, descreveu a eleição de Prevost como brilhante.
Uma questão levantada pelos cardeais durante o pré-conclave foi a necessidade de dar continuidade às ambições do Papa Francisco. Entre esses assuntos estão defender a criação de Deus em tempos de crise ambiental, encontrar um papel para as mulheres na Igreja e dar mais voz aos leigos, na chamada sinodalidade, que significa “caminhar juntos”, em uma referência ao envolvimento dos fiéis na vida da Igreja, com foco no fortalecimento da comunhão, da participação e da missão evangelizadora.
Continua depois da publicidade
Os cardeais buscaram por um papa que personificava uma pontífice (antigo título do papa, que significa ponte).
Em seu discurso na Basílica de São Pedro, Leão XIV afirmou que eles devem ser uma Igreja que constrói pontes.