X

Mundo

Papa expulsa da igreja mais dois bispos chilenos ligados a abuso sexual

Antes do anúncio, o pontífice recebeu o presidente chileno, Sebastián Piñera, em audiência privada.

Folhapress

Publicado em 13/10/2018 às 18:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O papa Francisco expulsou da Igreja Católica outros dois bispos chilenos acusados de abuso sexual. / Divulgação

O papa Francisco expulsou da Igreja Católica outros dois bispos chilenos acusados de abuso sexual, informou neste sábado (13) o Vaticano.

Antes do anúncio, o pontífice recebeu o presidente chileno, Sebastián Piñera, em audiência privada. 

Os religiosos expulsos foram os bispos Francisco José Cox Huneeis, arcebispo emérito de La Serena, e Marco Antonio Ordenes Fernández, arcebispo emérito de Iquique.

Trata-se da mais severa punição da Igreja Católica. Segundo comunicado da Santa Sé, a expulsão ocorreu "como resultado de atos manifestos de abuso". 

A decisão, tomada pelo papa na última quinta-feira (11), não admite recurso. Os dois foram substituídos por administradores apostólicos interinos.

Em 21 de setembro, o papa tinha aceitado a demissão de outros dois bispos do Chile: dom Carlos Eduardo Pellegrin Barrera, 60, que atuava em San Bartlomé de Chillan, e dom Cristián Enrique Contreras Molina, da diocese de San Felipe.

Nesta sexta (12), o pontífice aceitou o pedido de demissão do cardeal americano Donald Wuerl de seu cargo de arcebispo de Washington, após ele ter sido acusado de acobertar padres pedófilos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Frente fria, te amo: tempo muda e calor dos infernos vai embora

Aqui quem escreve este texto é o estagiário. E vou comemorar o fim do calor sim

Nacional

Lula assina lei que regulamenta motoristas de aplicativo

Os motoristas vão passar a receber pelo menos um salário mínimo como proporção pelas horas trabalhadas e compensação pelos custos de atividade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter