X

Mundo

Papa diz temer derramamento de sangue, mas rejeita se posicionar sobre crise na Venezuela

Na semana passada, o líder da oposição e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se declarou presidente encarregado do país, confrontando abertamente o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro

Folhapress

Publicado em 28/01/2019 às 13:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Papa diz temer derramamento de sangue, mas rejeita se posicionar sobre crise na Venezuela / Fotos Públicas

O papa Francisco disse neste domingo (27) temer um derramamento de sangue na Venezuela, mas que seria prematuro para ele tomar um dos lados porque isso poderia causar mais problemas. 

Na semana passada, o líder da oposição e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se declarou presidente encarregado do país, confrontando abertamente o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

EUA, Brasil e diversos países ao redor do mundo reconheceram a liderança de Guaidó, enquanto potências europeias deram um prazo de oito dias para que Maduro convoque eleições, do contrário reconhecerão o oposicionista como presidente interino.

Maduro, no entanto, rejeitou o ultimato.

"Neste momento, apoio todo o povo venezuelano porque eles estão sofrendo", afirmou a bordo do avião papal que o levou de volta ao Vaticano após visita ao Panamá. "Sofro pelo que está acontecendo na Venezuela."

"O que é que me assusta? Derramamento de sangue", afirmou. "O problema da violência me assusta. O derramamento de sangue não resolve nada."

A bordo do avião, um jornalista do México instou o papa a se posicionar, dizendo que os venezuelanos "querem ouvir do seu papa latino-americano".

"Se eu disser 'ouça a esses países' ou 'ouça a aqueles países', me colocaria numa posição que desconheço, seria uma imprudência pastoral e eu causaria problemas", afirmou Francisco.

Nos últimos anos, o Vaticano, bem como líderes europeus e latino-americanos, tentou mediar um diálogo entre Maduro e a oposição, mas a tentativa não prosperou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6423, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 50.000.000,00

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter