X

Mundo

ONU não descarta genocídio de rohingyas em Mianmar

Punições pelos assassinatos, agressões e estupros 'parecem ser extremamente raros', disse Zeid Ra'ad al-Hussein

Folhapress

Publicado em 05/12/2017 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ONU não descarta a possíbilidade de genocídio de rohingyas em Mianmar / Agência Brasil

O alto comissário de direitos humanos da ONU afirmou nesta terça-feira (5) que milhares de rohingyas continuam fugindo de Mianmar e que a ocorrência de crime de genocídio pelas forças estatais contra essa minoria muçulmana não pode ser descartada.

Zeid Ra'ad al-Hussein disse em sessão especial do Conselho de Direitos Humanos que nenhum dos 626 mil rohingyas que fugiram de Mianmar para Bangladesh desde agosto deve ser repatriado a menos que haja um monitoramento robusto no território dos dois países. Mianmar não permite a presença de observadores estrangeiros.

Punições pelos assassinatos, agressões e estupros "parecem ser extremamente raros", disse Zeid. "Alguém pode descartar que os elementos de um genocídio estejam presentes?", afirmou em Genebra.

Até agora, autoridades da ONU vinham usando o termo "limpeza étnica" para se referir à violência praticada em Mianmar contra os rohingyas. Genocídio é um crime cometido com o intuito de destruir o todo ou uma parte de um grupo nacional, ético, racial ou religioso.

O alerta feito por Zeid ocorre em meio a uma discussão entre Bangladesh e Mianmar sobre o repatriamento dos mais de 1 milhão de rohingyas que vivem em campos de refugiados improvisados nas proximidades de Dacca, capital bengalesa.

Mianmar disse que está finalizando os termos do acordo e que o processo de repatriamento teria início dentro de dois meses.

Htin Lynn, embaixador de Mianmar junto à ONU em Genebra disse que o retorno dos "deslocados" - a quem não chamou de rohingyas- seria "voluntário, seguro, digno e sustentável".

"Não haverá campos de refugiados", afirmou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter