Mundo
O presidente americano Donald Trump acompanhou a captura ao vivo e anunciou que os EUA assumirão o controle da Venezuela e de seu petróleo
Nicolas Maduro / Reprodução/ Redes Sociais
Continua depois da publicidade
O líder venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, desembarcaram em Nova York no início da noite deste sábado (3) sob custódia federal. Capturado durante uma incursão militar norte-americana em Caracas nesta madrugada, Maduro foi visto caminhando lentamente, cercado por dezenas de agentes e, segundo registros de emissoras locais, aparentemente algemado nas mãos e nos pés.
O governo de Donald Trump acusa o líder sul-americano de crimes graves, incluindo narcoterrorismo, tráfico de drogas e porte ilegal de armas. A operação militar, descrita pelo jornal The New York Times como um confronto que resultou em ao menos 40 mortos, foi acompanhada em tempo real pelo presidente dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Em coletiva, Trump não poupou adjetivos ao descrever a missão: "Foi como ver um programa televisivo", afirmou, revelando que a ação havia sido adiada por quatro dias devido às condições climáticas.
As implicações para a Venezuela são imediatas e severas. Trump declarou que os Estados Unidos irão administrar o país durante o período de transição governamental. O ponto mais crítico da fala presidencial envolve a soberania econômica, pois o republicano ressaltou que controlará as reservas de petróleo venezuelanas, que atualmente são as maiores do mundo.
Continua depois da publicidade