X

Mundo

Mujica alega 'cansaço' e renuncia ao Senado uruguaio

Ele que está com 83 anos, governou o país entre 2010 e 2015. Em seu governo, foram aprovadas leis que permitiram o casamento gay, o aborto e a regulação da produção e consumo da maconha

Folhapress

Publicado em 14/08/2018 às 16:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mujica, que está com 83 anos, governou o Uruguai entre 2010 e 2015 / Gibran Mendes

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica renunciou nesta terça-feira (14) ao seu mandato de senador e explicou seus motivos em uma carta entregue à presidente do Senado, Lucía Topolansky, que também é sua esposa.

"Os motivos são pessoais, diria 'cansaço de longa data'", afirmou no documento. "No entanto, enquanto minha mente funcionar, não posso renunciar à solidariedade e à luta de ideias."

Mujica, que está com 83 anos, governou o país entre 2010 e 2015. Em seu governo, foram aprovadas leis que permitiram o casamento gay, o aborto e a regulação da produção e consumo da maconha.

Assumiu o mandato de senador pelo MPP (Movimento de Participação Popular) em 2015, logo após deixar a Presidência, e manteve a imagem despojada do político que anda em um Fusca azul celeste, mora em uma chácara na periferia da capital e quase nunca é visto de terno.

Antes de ser eleito presidente, atuou na guerrilha armada dos Tupamaros nos anos 1960 até a derrota do grupo nos anos 1970. Foi preso mais de uma vez, a última entre 1972 e 1985.

A cadeira de Mujica no Senado será ocupada por Andrés Berterreche, engenheiro agrônomo e ex-ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca de 2009 a 2010.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter