X

Mundo

Mujica alega 'cansaço' e renuncia ao Senado uruguaio

Ele que está com 83 anos, governou o país entre 2010 e 2015. Em seu governo, foram aprovadas leis que permitiram o casamento gay, o aborto e a regulação da produção e consumo da maconha

Folhapress

Publicado em 14/08/2018 às 16:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mujica, que está com 83 anos, governou o Uruguai entre 2010 e 2015 / Gibran Mendes

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica renunciou nesta terça-feira (14) ao seu mandato de senador e explicou seus motivos em uma carta entregue à presidente do Senado, Lucía Topolansky, que também é sua esposa.

"Os motivos são pessoais, diria 'cansaço de longa data'", afirmou no documento. "No entanto, enquanto minha mente funcionar, não posso renunciar à solidariedade e à luta de ideias."

Mujica, que está com 83 anos, governou o país entre 2010 e 2015. Em seu governo, foram aprovadas leis que permitiram o casamento gay, o aborto e a regulação da produção e consumo da maconha.

Assumiu o mandato de senador pelo MPP (Movimento de Participação Popular) em 2015, logo após deixar a Presidência, e manteve a imagem despojada do político que anda em um Fusca azul celeste, mora em uma chácara na periferia da capital e quase nunca é visto de terno.

Antes de ser eleito presidente, atuou na guerrilha armada dos Tupamaros nos anos 1960 até a derrota do grupo nos anos 1970. Foi preso mais de uma vez, a última entre 1972 e 1985.

A cadeira de Mujica no Senado será ocupada por Andrés Berterreche, engenheiro agrônomo e ex-ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca de 2009 a 2010.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Armado com uma espada, homem invade hospital e ataca segurança; assista

Apesar do ataque, o segurança não ficou ferido e retirou o agressor da unidade médica

Cotidiano

Vacinação da gripe será antecipada para março

A estratégia costuma acontecer entre os meses de abril e maio, mas, neste ano, terá início no dia 25 de março, devido a uma "antecipação da circulação de vírus respiratórios"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter