Mundo

Missão de enterro espacial falha e cápsula cai no mar com cinzas e cannabis

Cápsula Nyx levava restos mortais de 166 pessoas e sementes para experimento marciano; empresas envolvidas estudam relançamento

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 05/07/2025 às 21:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Missão, chamada 'Missão Possível', foi lançada em 23 de junho e organizada pela americana Celestis / Reprodução/Instagram

Continua depois da publicidade

O que seria um marco para os enterros espaciais terminou em frustração. A cápsula Nyx, que transportava os restos mortais de 166 pessoas e sementes de cannabis, caiu no Oceano Pacífico após uma falha na reentrada atmosférica. O acidente ocorreu poucos minutos antes do pouso, quando a empresa The Exploration Company (TEC) perdeu contato com a cápsula.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A missão, chamada "Missão Possível", foi lançada em 23 de junho e organizada pela americana Celestis, pioneira em funerais espaciais. O objetivo era colocar as cinzas em órbita e trazê-las de volta à Terra, algo inédito para a empresa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Corrida espacial: descubra quantos humanos já visitaram o espaço

• Brasil lança primeira missão científica "carbono zero" rumo à Antártica

• Perdida no espaço por 53 anos, nave da era soviética cai no Oceano Índico

Apesar da perda do equipamento, a cápsula completou duas voltas ao redor do planeta, representando um marco simbólico para os envolvidos. O projeto também fazia parte da iniciativa Martian Grow, que investiga o cultivo de cannabis no espaço.

Em nota, a Celestis prestou solidariedade às famílias e prometeu apoio: “Continuamos comprometidos com o cuidado e a transparência em cada missão”.

Continua depois da publicidade

A TEC, por sua vez, reconheceu os avanços técnicos obtidos e afirmou que pretende relançar a cápsula em futuras missões.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software