X

Mundo

Militar que vazou dados ao WikiLeaks agradece a Obama por clemência

Chelsea Manning deixou em maio uma prisão militar no Estado do Kansas, quatro meses após o ex-presidente decidir libertá-la

Folhapress

Publicado em 10/06/2017 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Chelsea Manning agradeceu ao ex-presidente Barack Obama por ter-lhe concedido clemência / Associated Press

A ex-militar Chelsea Manning, 29, responsável por vazar documentos secretos do governo americano ao WikiLeaks, agradeceu nesta sexta-feira (9) ao ex-presidente Barack Obama por ter-lhe concedido clemência.

Ela se emocionou em entrevista à emissora de TV ABC ao se referir à gratidão que sente em relação ao democrata. "Eu recebi uma nova chance, que era tudo o que eu queria. Tudo o que eu pedi foi uma chance, é isso", disse.

Manning deixou em maio uma prisão militar no Estado do Kansas, quatro meses após Obama decidir libertá-la. Ela havia sido condenada em 2013 a 35 anos de reclusão por 19 crimes, incluindo espionagem e furto.

A soldado trabalhava como analista de inteligência no Iraque entre 2007 e 2010. No período, vazou mais de 700 mil documentos sobre as ações militares americanas no país árabe e informes do Departamento de Estado.

Todos foram publicados pelo site WikiLeaks. Um dos materiais vazados é um vídeo, divulgado em abril de 2010, que mostra um helicóptero dos EUA matando vários civis em Bagdá, no Iraque, em 2007.

Ela foi descoberta e presa meses depois. Sete anos depois, a ex-militar diz aceitar toda a responsabilidade por sua ação. "Ninguém me disse ou me mandou fazer isso. É assim que eu sou, está dentro de mim."

Na sequência de sua condenação, ela assumiu sua identidade de mulher e solicitou uma cirurgia de redesignação sexual, mas teve seu tratamento hormonal negado pelos militares.

Isso a levou a tentar se suicidar duas vezes antes de o procedimento ser autorizado, em 2015. Na entrevista à ABC, Manning disse que o tratamento é essencial para que se mantenha viva.

"Ele me afasta da sensação de estar no corpo errado. Normalmente tinha sentimentos horríveis, como se quisesse arrancar meu corpo e jogar fora."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter