X

Mundo

México autoriza extradição de 'El Chapo' para os Estados Unidos

Em um comunicado, a chancelaria afirmou que os EUA forneceram "garantias adequadas" de que ele não será sentenciado à pena de morte

Folhapress

Publicado em 21/05/2016 às 00:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No total, El Chapo enfrenta acusações de seis promotorias federais americanas / Divulgação

A Secretaria de Relações Exteriores de México aprovou nesta sexta (20) a extradição do chefe do narcotráfico Joaquín "El Chapo" Guzmán para os EUA. Como, porém, ainda há possibilidade de apelação, pode levar semanas ou meses antes que o líder do cartel de Sinaloa seja enviado aos EUA, onde é buscado em múltiplas juridições sob acusações relacionadas ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Os advogados de Guzmán agora têm 30 dias para apelar contra a decisão.

Em um comunicado, a chancelaria afirmou que os EUA forneceram "garantias adequadas" de que Guzmán não será sentenciado à pena de morte. O México aboliu a pena capital e não extradita seus cidadãos se há possibilidade de execução.

A decisão desta sexta se refere a um pedido de extradição apresentado por uma corte federal do Texas federal por acusações de conspiração para importar e distribuir cocaína e maconha, lavagem de dinheiro, posse de armas e assassinato, e a outro pedido de uma corte federal na Califórnia.

No total, Guzmán enfrenta acusações de seis promotorias federais americanas, incluindo Chicago, Nova York, Miami e San Diego.

No início desta semana, José Refugio Rodríguez, um dos advogados de Guzmán, disse que apresentariam uma injunção se o governo mexicano aprovasse a extradição.

"Faremos isso, mas não imediatamente, porque é um processo que tem de ser feito com argumentos", disse. "Temos 30 dias."

Guzmán foi preso em janeiro depois de seis meses foragido depois de escapar de uma prisão de segurança máxima por meio de um túnel sob o piso do seu chuveiro.

Ele já havia escapado antes, em 2001, e passado mais de uma década como um dos fugitivos mais procurados até sua recaptura em 2014.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter