Mundo
A façanha, realizada em público no dia 14 de setembro, foi supervisionada por especialistas indicados pelo Guinness, responsáveis por validar oficialmente o recorde
Shivankh Varun Varadharajan entrou para o Livro dos Recordes / Reprodução
Continua depois da publicidade
Um garoto de apenas seis anos acaba de conquistar um feito impressionante: Shivankh Varun Varadharajan entrou para o Livro dos Recordes ao reconhecer, apenas pelo som, 16 compositores de música clássica em um minuto.
O desafio proposto pelo Guinness World Records era simples — pelo menos na teoria: identificar o nome do compositor ao ouvir trechos curtos de obras tocadas em ordem aleatória.
Continua depois da publicidade
Enquanto muitas pessoas talvez conseguissem acertar nove, dez ou até doze nomes, Shivankh foi além. Ele reconheceu 16 compositores em 60 segundos, o que significa que levou, em média, 3,75 segundos por música para dizer o nome correto.
A façanha, realizada em público no dia 14 de setembro, foi supervisionada por especialistas indicados pelo Guinness, responsáveis por validar oficialmente o recorde.
Continua depois da publicidade
A lista de trechos incluía obras de Bach, Mozart, Vivaldi, Wagner, Tchaikovsky, Dvorak, Beethoven, Mendelssohn, Liszt, Richard e Johann Strauss, Rossini, Brahms e Chopin. Assista abaixo:
Conheça também a cidade brasileira que está no Guinness por sediar o maior São João do mundo.
Nascido em Dubai, filho de mãe alemã e pai tâmil (do sul da Índia), Shivankh é considerado neurodivergente — ele tem diferenças cognitivas específicas. Segundo a mãe, a música é a principal forma de expressão e comunicação do menino.
Continua depois da publicidade
“É por meio dela que ele sente o mundo”, contou. Desde os dois anos e meio, Shivankh costuma associar a personalidade das pessoas aos compositores que ouve em casa.
A descoberta de seu talento foi por acaso. “Um dia, estávamos ouvindo uma peça de Bach e ele disse de repente: ‘É Bach!’. Achei que fosse coincidência, mas depois ele começou a fazer o mesmo com Mozart, Beethoven, Vivaldi e outros”, relatou a mãe.
Com o tempo, o ouvido do garoto se tornou tão apurado que ele consegue distinguir músicas com sonoridades parecidas, como Uma Pequena Música Noturna, de Mozart, e Para Elisa, de Beethoven.
Continua depois da publicidade
Quando perguntado sobre o futuro, Shivankh é direto: quer ser compositor. E, se pudesse realizar um desejo, ele escolheria conhecer Johann Sebastian Bach, o compositor que primeiro reconheceu e que agora inspira seu sonho.