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Megaprojeto conectará Argentina ao Pacífico e cruzará a cordilheira a 4 mil metros

Considerado um dos projetos rodoviários mais ambiciosos da América do Sul, o túnel pretende ligar a província de San Juan, na Argentina, à região de Coquimbo, no Chile, atravessando a Cordilheira dos Andes

Igor de Paiva

Publicado em 02/10/2025 às 16:58

Atualizado em 02/10/2025 às 17:02

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Considerado um dos projetos rodoviários mais ambiciosos da América do Sul, o túnel pretende ligar a província de San Juan, na Argentina, à região de Coquimbo, no Chile, atravessando a Cordilheira dos Andes/Pexels
Considerado um dos projetos rodoviários mais ambiciosos da América do Sul, o túnel pretende ligar a província de San Juan, na Argentina, à região de Coquimbo, no Chile, atravessando a Cordilheira dos Andes/Pexels
O objetivo é construir um túnel de aproximadamente 14 quilômetros, garantindo uma conexão direta entre os dois países/ONU
O objetivo é construir um túnel de aproximadamente 14 quilômetros, garantindo uma conexão direta entre os dois países/ONU

O objetivo é construir um túnel de aproximadamente 14 quilômetros, garantindo uma conexão direta entre os dois países. / Onu/Divulgação

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Após uma paralisação durante o governo de Mauricio Macri, o projeto do Túnel de Agua Negra voltou a ser discutido com seriedade pelas autoridades.

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Considerado um dos projetos rodoviários mais ambiciosos da América do Sul, o túnel pretende ligar a província de San Juan, na Argentina, à região de Coquimbo, no Chile, atravessando a Cordilheira dos Andes.

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O objetivo é construir um túnel de aproximadamente 14 quilômetros, garantindo uma conexão direta entre os dois países. Ainda nesse tipo de assunto, Megaprojeto bilionário no Brasil erguerá maior parque termelétrico do continente.    

Em entrevista ao Diario Huarpe, o cônsul do Chile em San Juan, Mario Schiavone, afirmou que os esforços de otimização seguem em andamento e destacou a relevância estratégica do projeto para o comércio e a integração regional. “O túnel nunca será perdido. Seremos pacientes, e em algum momento ele se materializará”, disse.

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Atualmente, o Passo de Agua Negra funciona apenas durante o verão, pois é uma estrada de montanha sujeita a condições climáticas adversas. Essa limitação atrapalha o fluxo de pessoas e cargas.

Com o túnel, a passagem seria segura o ano todo e a distância até os portos chilenos seria significativamente reduzida.

O projeto faz parte do Eixo de Capricórnio, iniciativa voltada à integração de corredores bioceânicos entre o Atlântico e o Pacífico.

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Apesar de contar com estudos técnicos concluídos e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciativa perdeu ritmo durante o governo de Mauricio Macri, devido a questões orçamentárias, divergências sobre prioridades de investimento e falta de consenso político.

Andes

Resumidamente, os Andes são apontados por especialistas como a maior cadeia de montanhas do mundo em extensão continental, estendendo-se por cerca de 7.000 km ao longo da costa oeste da América do Sul, atravessando países como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Formados há milhões de anos pela interação e colisão das placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana, abrigam picos elevados, como o Aconcágua, o mais alto do continente, com cerca de 6.961 metros.

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Com sua grande extensão, os Andes influenciam significativamente o clima e a hidrografia da região. Além disso, são lar de diversas culturas tradicionais da América do Sul.

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