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Marca brasileira é eleita a mais sustentável do mundo no Cannes Lions 2025

O prêmio reconhece marcas com estratégias de marketing comprovadamente eficazes para o crescimento sustentável

Ana Clara Durazzo

Publicado em 24/06/2025 às 10:30

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Entre as 14 marcas destaque neste ano, a Natura foi a única brasileira a figurar na lista / Divulgação

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No primeiro dia do Cannes Lions 2025,  a marca brasileira Natura foi destaque na segunda edição do Brand Blueprint Awards, conquistando o título de marca mais sustentável do mundo. O prêmio reconhece marcas com estratégias de marketing comprovadamente eficazes para o crescimento sustentável.

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A premiação tem como base o Blueprint for Brand Growth, modelo desenvolvido pela Kantar a partir de uma base de dados de dez anos, com 5,4 bilhões de registros atitudinais e 1,1 bilhão de dados comportamentais de consumidores.

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A metodologia identifica os principais aceleradores de crescimento sustentável, reforçando a tese de que marcas percebidas como diferentes, relevantes e salientes alcançam até cinco vezes mais penetração de mercado.

As categorias do prêmio refletem diferentes aspectos da excelência em marketing, como inovação, criatividade publicitária, conversão de vendas, sustentabilidade e desempenho em plataformas digitais. Entre as 14 marcas destaque neste ano, a Natura foi a única brasileira a figurar na lista.

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Segundo a Kantar, a empresa “estabelece um alto padrão de referência”, mostrando como é possível integrar responsabilidade ambiental à estratégia de negócios. O reconhecimento veio especialmente pela percepção positiva dos consumidores brasileiros sobre o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Recuperação econômica

O reconhecimento internacional chega em um momento de recuperação financeira para a empresa. No primeiro trimestre de 2025, a Natura reduziu seu prejuízo líquido em 83,9%, encerrando o período com uma perda de R$ 150,7 milhões. O avanço foi impulsionado por um crescimento de 45,8% na receita líquida, que atingiu R$ 6,7 bilhões, com destaque para a América Latina, responsável por 79% do faturamento total.

A recuperação da marca nos mercados hispânicos e no Brasil também contribuiu para o resultado. O Ebitda recorrente somou R$ 789,5 milhões, alta de 30,1% na comparação anual e acima das expectativas de mercado. A companhia segue avançando no processo de integração das operações da Natura e da Avon na América Latina, com novos passos previstos para o México e a Argentina ainda em 2025.

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Apesar dos avanços, a dívida líquida da empresa disparou, passando de R$ 275,3 milhões para R$ 2,9 bilhões, um aumento de 1.053%, o que elevou a alavancagem para 1,43 vez a relação dívida/Ebitda. Como parte da reestruturação, a Natura anunciou a eliminação de cerca de 1.100 postos de trabalho na Avon Internacional.

Após a divulgação do balanço, as ações da Natura subiram mais de 6%, mas o desempenho acumulado no ano segue negativo. Analistas avaliam que, embora os resultados recentes mostrem sinais de recuperação, a companhia ainda enfrenta desafios importantes, como a integração operacional e o alto nível de endividamento.

Melhor performance da história

Para o Brasil, o resultado da caça aos Leões de 2025 foi histórica. As concorrentes do País somaram 107 troféus, sendo impressionantes 6 Grand Prix, 1 raro Titanium Lion, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes.

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Esse foi o melhor desempenho já registrado pelo Brasil no festival, superando o recorde anterior, que era de 2013,  embora o total de Leões naquele ano ainda seja maior, de 114 troféus para campanhas, a pontuação que considera o peso de cada metal é maior em 2025.

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