X

Mundo

Mais de 70% dos americanos não sabem que WhatsApp e Instagram são do Facebook

Apenas 29% disseram que é correto afirmar que as duas marcas são de propriedade do Facebook. A pesquisa ouviu 4.272 adultos residentes nos Estados Unidos

Folhapress

Publicado em 09/10/2019 às 22:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mais de 70% dos americanos não sabem que o WhatsApp e o Instagram pertencem ao Facebook / Reprodução

Mais de 70% dos americanos não sabem que o WhatsApp e o Instagram pertencem ao Facebook, de acordo com pesquisa da Pew Research Center publicada nesta quarta-feira (9). Em uma série de 10 perguntas sobre conhecimento na internet, envolvendo tópicos como cibersegurança e negócios, apenas 29% disseram que é correto afirmar que as duas marcas são de propriedade do Facebook. A pesquisa ouviu 4.272 adultos residentes nos Estados Unidos.

O conhecimento sobre segurança digital está mais avançado. Dos entrevistados, 67% disseram que o phishing, uma forma de fisgar usuários para que cliquem em links maliciosos, podem ocorrer nas redes sociais, em sites, emails ou mensagens de texto.

A maior parte (63%) também soube responder que cookies permitem que sites rastreiem a atividade de usuários e que a publicidade é a maior fonte de receita das redes sociais (59%). 

Sobre políticas de privacidade, 48% confirmaram que são contratos entre usuários e sites sobre o uso dos dados pessoais.

O conhecimento sobre o conceito de neutralidade da rede, princípio que diz que provedores de serviços devem tratar todo o tráfego de sua rede de forma igual, é alto (45%), embora o tema tenha ganhado relevância nos Estados Unidos nos últimos dois anos em razão de mudanças na legislação.

Cinquenta e três por cento das pessoas não têm certeza que "https://" na URL é sinônimo de que as informações do site estão criptografadas, 55% não conseguem identificar um exemplo de autenticação de dois fatores.

Além disso, 49% não têm certeza que o modo de navegação anônima previne que outro usuário veja as atividades no mesmo computador, e 84% não conseguiram identificar Jack Dorsey, presidente do Twitter, em uma fotografia.

O conhecimento sobre os tópicos varia de acordo com a educação. Adultos com graduação ou pós responderam de forma correta uma média de seis das 10 perguntas. Entre os não diplomados, a média foi de quatro respostas certas.

Adultos mais jovens também apresentaram maior conhecimento. Pessoas de 18 a 29 anos responderam corretamente uma média de cinco perguntas, enquanto adultos acima de 65 anos acertaram apenas três.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter