Mundo

Mais barato e cheio de oportunidades: os brasileiros miram este destino para viver

Alguns dos fatores que têm chamado a atenção de muitos estrangeiros, principalmente no cenário econômico

Gabriel Fernandes

Publicado em 03/10/2025 às 12:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Alguns dos fatores que têm chamado a atenção de muitos são os impostos baixos / Victor Freitas/Pexels

Continua depois da publicidade

Cada vez mais, os brasileiros estão deixando o país para viver em outra nação. Entretanto, por mais que muitos pensem em lugares como Estados Unidos e Europa, um endereço tem chamado a atenção no centro-sul da América do Sul: o Paraguai.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Embora, durante muitos anos, o país tenha sido um dos principais destinos para suprir a demanda comercial de muitos brasileiros, que iam até lá para comprar mercadorias a preços acessíveis, nos últimos anos os cidadãos não estão indo para lá apenas por isso.

Continua depois da publicidade

Números só crescem

Segundo dados divulgados pela USP (Universidade de São Paulo), estatísticas recentes estimam que atualmente residem no Paraguai cerca de 300 e 500 mil brasileiros, somando-se seus descendentes.

Alguns dos fatores que têm chamado a atenção de muitos são os impostos baixos, a energia barata, as leis simplificadas e as oportunidades de trabalho que o Brasil não consegue oferecer.

Continua depois da publicidade

Este vídeo no Youtube explica como é viver no país:

Como o país cresceu?

Para entender o cenário atual do Paraguai, é necessário voltar ao passado. Entre os anos de 1954 e 1989, o país teve um forte controle estatal e apoio militar por meio do ditador Alfredo Stroessner. Com o fim desse cenário, em 1990, o Paraguai começou a mudar sua realidade econômica.

A grande guinada veio nos anos 2000, com um sistema tributário simplificado, incentivos industriais e políticas de integração que transformaram o país em um polo de investimentos.

Continua depois da publicidade

Nesse contexto, nasceu a Lei Maquila (Lei 1064/97), que reduziu drasticamente a carga tributária de empresas exportadoras. Indústrias brasileiras, sufocadas pelos altos impostos e custos trabalhistas em seu país de origem, migraram para o Paraguai em busca de alívio fiscal.

Além disso, o país passou a oferecer energia elétrica a preços bastante abaixo da média sul-americana. Para efeito de comparação, o custo médio de abastecimento de uma empresa brasileira é suficiente para abastecer três em território paraguaio.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software