Mundo

Maior prédio do mundo começa a ser construído e promete ultrapassar o Burj Khalifa

Diferente do projeto Senna Tower, as obras do novo maior prédio do mundo já estão a todo vapor

Gabriel Fernandes

Publicado em 02/10/2025 às 11:36

Atualizado em 02/10/2025 às 11:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O prédio terá o formato semelhante a um cubo e suas obras já estão acontecendo / Public Investment Fund/YouTube

Continua depois da publicidade

Por mais que a Senna Tower prometa ser tão grande quanto o Burj Khalifa, um novo empreendimento promete ultrapassá-lo, se tornar ainda maior e atingir novos recordes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Arábia Saudita está planejando mudar totalmente a cara de sua capital com um projeto chamado New Murabba, que inclui o surgimento do Mukaab, um prédio em forma de cubo que promete ser a maior construção do mundo em volume.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior rodoviária da América Latina fica no Brasil, une 1.000 pontos e recebe 11 milhões

• Maior parque temático de SP libera as catracas e crianças entram de graça dia 12

Diferente do projeto brasileiro, as obras do novo maior prédio do mundo já estão a todo vapor em Riad. Inclusive, dentro do cubo será instalada uma torre em espiral com espaço equivalente a 20 prédios do tamanho do Empire State.

Como ele será?

O Mukaab contará com 400 metros de altura e a mesma medida em largura, ocupando 2 milhões de metros quadrados com lojas, centros culturais, lazer e até um hotel com 500 quartos.

Continua depois da publicidade

Os responsáveis pelo empreendimento esperam que a construção se torne um novo símbolo mundial, aos moldes da Torre Eiffel em Paris e do próprio Burj Khalifa.

Obras

Até o momento, as escavações já foram 86% concluídas. Foram movidos mais de 10 milhões de metros cúbicos de terra, equivalentes a 4 mil piscinas olímpicas. No processo, estão sendo utilizadas cerca de 250 escavadeiras e 400 máquinas.

Curiosamente, está sendo construída também uma ponte temporária para desviar o tráfego de caminhões, que poderia chegar a 800 mil viagens apenas para levar material às obras. Dessa forma, as ruas ao redor do empreendimento ficarão mais seguras e menos congestionadas.

Continua depois da publicidade

Tecnologia

O empreendimento também promete oferecer experiências imersivas, com paredes que projetam imagens e mudam totalmente o ambiente. De acordo com os criadores, a sensação que o espaço proporciona é que “você pode dormir na savana africana e acordar em Nova York”.

O visual do prédio é inspirado na arquitetura tradicional da região de Najd, mas com um toque futurista. Ele será o coração do New Murabba, que está projetado para receber 400 mil moradores.

A previsão é que a primeira fase fique pronta em 2030.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software