Mundo

Justiça dos EUA diz que polícia de Chicago infringiu Constituição

O Departamento de Justiça descobriu que a "força inconstitucional" foi resultado de deficiências no departamento de política e na cidade

Estadão Conteúdo

Publicado em 14/01/2017 às 23:30

Comentar:

Compartilhe:

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos descobriu que a polícia de Chicago se envolveu em um uso inconstitucional de força excesiva, incluindo a morte de um homem, após uma investigação de 13 meses.

A investigação começou em dezembro de 2015, após o lançamento de um vídeo no qual um policial matou Laquan MacDonald, disparando 16 tiros enquanto o afro-americano de 17 anos se desviou do policial.

O Departamento de Justiça descobriu que a "força inconstitucional" foi resultado de deficiências no departamento de política e na cidade, incluindo treinamento inadequado, disse Vanita Gupta, chefe da Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça.

"Descobrimos que o sistema de responsabilização de Chicago está quebrado", disse Gupta, acrescentando que os oficiais quase não eram responsabilizados pelo uso excessivo da força.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Pescadores do litoral de SP relatam problemas de saúde após verem OVNI

Um dos homens correu para o porão do seu barco diante do susto

Santos

Baixada Santista recebe IV Semana Tereza de Benguela; veja as datas

Evento contará com uma programação diversificada, incluindo debates, palestras, mesas redondas, oficinas e atividades culturais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter