Mundo

Jornais nos EUA repercutem escândalo da carne e destacam exportações

'The Wall Street Journal' destaca que, entre as empresas que foram alvo da operação, estão a JBS e a BRF, 'ambas com importantes operações fora do Brasil'.

Folhapress

Publicado em 19/03/2017 às 08:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

'The Wall Street Journal' destaca que, entre as empresas que foram alvo da operação, estão a JBS e a BRF, 'ambas com importantes operações fora do Brasil'. / Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Os jornais americanos repercutiram em suas edições deste sábado (18) a operação da Polícia Federal deflagrada na véspera contra um esquema de corrupção na fiscalização de frigoríficos no Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"O Brasil está investigando algumas das maiores empresas de processamento de carne do mundo por supostamente subornarem fiscais sanitários", diz a chamada na capa do "The Wall Street Journal" neste sábado.

Continua depois da publicidade

Na reportagem publicada, o jornal destaca que, entre as empresas que foram alvo da operação, estão a JBS e a BRF, "ambas com importantes operações fora do Brasil". "JBS, a maior empresa de processamento de carne bovina do mundo, controla a Swift Foods e a maior parte da Pilgrim's, ambas marcas americanas conhecidas".

O jornal ressalta ainda que o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novack , afirmou que "a maior parte" da carne adulterada foi provavelmente vendida no Brasil, mas que o órgão ainda vai investigar quanto da carne afetada e de seus derivados foram exportados.

Continua depois da publicidade

O "Wall Street Journal" afirma que é "relativamente pequena a quantidade de carne produzida no Brasil que é importada pelos EUA". No ano passado, o Brasil passou a exportar carne bovina in natura para o país -segundo a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), foram 846 toneladas vendidas para os EUA em 2016 (contra 181 mil toneladas para Hong Kong, o maior importador).

"Uma porta-voz do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) disse que o órgão está em contato com as autoridades brasileiras e monitorando a situação. Segundo ela, agentes federais têm salvaguardas para proteger o suprimento de alimentos para os EUA através de inspeções de todas as importações", diz o texto.

O "New York Times" também traz a operação da Polícia Federal na sua versão impressa, destacando que fiscais sanitários "são acusados de permitir que alimentos estragados fossem servidos em escolas públicas e que carne contaminada com salmonela fosse exportada para a Europa".

Continua depois da publicidade

Segundo o jornal, a investigação lança dúvidas sobre a agroindústria no Brasil, "um pilar relativamente resiliente na fraca economia do país". "A JBS é um dos maiores produtores de carne do mundo, que tem a empresa americana de processamento de carne de frango Pilgrim's Pride como uma de suas subsidiárias no exterior", ressalta a reportagem.

O escândalo pode afetar a imagem nos EUA da JBS, que na última segunda-feira (13) deflagrou uma nova etapa de expansão no país, anunciando um acordo para comprar a fabricante norte-americana de produtos suínos Plumrose por US$ 230 milhões.

Segundo a JBS, a aquisição envolve cinco fábricas de produtos preparados nos Estados de Indiana, Iowa (2), Mississippi e Vermont e dois centros de distribuição. A receita líquida anual da Plumrose é de cerca de 500 milhões de dólares.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software