Mundo

Homem belga é indiciado por plano de ataque terrorista à França

Os promotores belgas disseram em comunicado que o homem, que tem 33 anos, foi detido na quinta-feira (31)

Folhapress

Publicado em 02/04/2016 às 19:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Belga foi indiciado por plano de ataque terrorista à França / Associated Press

Continua depois da publicidade

Um cidadão belga identificado apenas como Y. A. foi indiciado neste sábado (2) por participar de atividades de um grupo terrorista, em conexão com um plano de ataque contra a França.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os promotores belgas disseram em comunicado que o homem, que tem 33 anos, foi detido na quinta-feira (31) e compareceu no dia seguinte diante do juiz, que ordenou que ele continuasse sob custódia.

Continua depois da publicidade

Os promotores afirmaram ainda que a acusação tem relação com as investigações em torno de Reda Kriket, 34, preso na cidade de Argenteuil, na França, no último dia 25.

Segundo as autoridades, Kriket foi condenado à revelia na Bélgica em julho por fazer parte de uma célula de recrutamento para a Síria. Ele também teria relação com Abdelhamid Abaaoud, mentor dos ataques de Paris.

Continua depois da publicidade

De acordo com os policiais, foram encontrados explosivos e armas durante a revista à casa de Kriket, que era procurado desde janeiro por supostos vínculos com terrorismo.

O Ministério do Interior francês afirma que Kriket estava em "estágios avançados" de uma conspiração para atacar o país.

Y.A. é a terceira pessoa indiciada na Bélgica em conexão com a conspiração. Os outros foram identificados como Rabah N. e Abderrahmane A, detidos em 25 de março, em Bruxelas. Esse último seria Abderrahmane Ameroud, condenado em 2005 por uma corte de Paris por participação no assassinato do comandante da resistência afegã Ahmad Shah Massoud.

Continua depois da publicidade

Outro homem, Anis Bahri, foi preso em Roterdã no dia 27 de março, a pedido da polícia francesa, e deve ser extraditado para a a França.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software