X

Mundo

Grécia não pode ser deixada sozinha com os migrantes, pede ONU

Ban Ki-moon ganhou, de Tsipras, um colete salva-vidas, "um presente simbólico, recolhido, como tantos outros, na costa grega"

Folhapress

Publicado em 18/06/2016 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu neste sábado (18) que países façam mais para ajudar a cooperar com a crise migratória na Europa, dizendo que a Grécia não pode gerenciar por conta própria.

Em discurso em Atenas antes de dirigir-se para a ilha grega de Lesbos, a porta de entrada para a Europa para cerca de um milhão de pessoas no último ano, o secretário-geral disse que a Grécia mostrou "notável solidariedade e compaixão" ao lidar com as centenas de milhares de imigrantes fugindo da guerra, apesar das dificuldades econômicas.

"A Grécia não deve ser deixada sozinha para lidar com este desafio por conta própria", disse a jornalistas depois de reunião com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

"Nós precisamos trabalhar juntos para proteger pessoas e lidar com as causas do deslocamento. Eu continuo a pedir uma melhor divisão desta responsabilidade com toda Europa e inclusive com o mundo".

O chefe da ONU, no entanto, fez críticas à prisão de migrantes, que chegaram em travessias irregulares à Europa. "A detenção não é a solução, deveria parar imediatamente."

Ban Ki-moon ganhou, de Tsipras, um colete salva-vidas, "um presente simbólico, recolhido, como tantos outros, na costa grega".

O movimento migratório da Turquia para a Grécia diminuiu desde março, quando a União Europeia e Ancara chegaram a um acordo para fechar a rota em troca de ajuda financeira e política.

O acordo permite à Grécia devolver à Turquia os imigrantes que não pediram asilo ou cujos pedidos foram recusados.

Autoridades dizem que atualmente há cerca de 8.400 imigrantes nas ilhas gregas, e a maioria expressou interesse em solicitar asilo, o que sobrecarregou o sistema.

Adicionalmente, há outros 48 mil imigrantes estimados na Grécia continental, presos após uma onda de fechamentos de fronteiras nos Balcãs.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cotidiano

Operação Comboio na Anchieta gera lentidão na manhã desta sexta-feira

Parte da lentidão é por conta do tempo encoberto com chuva em pontos isolados do Sistema Anchieta-Imigrantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter