X
Mundo

Governo Trump anuncia novas sanções contra o Irã

Na última quarta-feira (1º), a Casa Branca já havia advertido o Irã por conta do teste do míssil e chamado o ato de "provocação"

O Irã é uma das sete nações incluídas no recente decreto do presidente Donald Trump / Divulgação

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (3) um novo pacote de sanções contra o Irã, por conta do recente teste de míssil realizado pelo país. Os alvos das medidas são 13 pessoas e 12 empresas e entidades iranianas supostamente envolvidas no programa armamentista de Teerã. Elas são acusadas pelos EUA de "contribuir para a proliferação de armas de destruição em massa" e de "ligações com o terrorismo". As informações são da agência ANSA.

Na última quarta-feira (1º), a Casa Branca já havia advertido o Irã por conta do teste do míssil e chamado o ato de "provocação". Já o governo iraniano disse que não houve "nenhuma violação" às resoluções das Nações Unidas.

O Irã é uma das sete nações incluídas no recente decreto do presidente Donald Trump que suspende por 90 dias a entrada em solo norte-americano de cidadãos de sete Estados de maioria muçulmana - os outros são Síria, Iraque, Iêmen, Líbia, Sudão e Somália.

O mandatário republicano sempre criticou o acordo nuclear assinado entre o Irã e as principais potências do planeta, que permitiu a Teerã continuar desenvolvendo seu programa atômico, desde que para fins pacíficos. "O Irã é indiferente às ameaças provenientes do exterior. Nunca começaremos uma guerra, mas usaremos nossas armas para nos defender", disse nesta sexta o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif.

O Irã também estuda, por meio de seu Banco Central, abolir o uso do dólar como moeda de referência em transações internacionais. Um possível substituto seria o euro, mas o Irã também possui intensas relações comerciais com grandes nações que adotam outras divisas, como a Rússia (rublo) e a China (yuan).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Semana terá clima maluco, por isso, leve guarda-chuva, protetor solar, casaco, para-raio e um bote

Clima indeciso marcará últimos dias de novembro

Brasil

Bolsonaro participa da formatura de cadetes do Exército na Aman

Os 391 cadetes são do 4º ano da Turma Dona Rosa da Fonseca

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software