Governo proíbe entrada de viajantes vindos da África do Sul

Portaria foi publicada nesta terça; passageiros do Reino Unido seguem impedidos de entrar no País

Comentar
Compartilhar
26 JAN 2021Por Gazeta de S. Paulo17h00
De acordo com a portaria, ficam proibidos, em caráter temporário, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido e pela África do SulFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil proibiu a entrada de passageiros oriundos da África do Sul. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira pelo governo federal e tem como objetivo minimizar o impacto da nova variante do coronavírus.

De acordo com a portaria, ficam proibidos, em caráter temporário, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul.

Além disso, está suspensa a autorização de embarque para o Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul nos últimos quatorze dias.

O texto é assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde).

Turistas

Demais estrangeiros podem entrar no Brasil por via aérea desde que comprovem que não estão com Covid-19. O teste deve ser realizado até 72 horas antes do embarque.

Aquele que não cumprir as regras poderá sofrer responsabilização civil, administrativa e penal; repatriação ou deportação imediata e; inabilitação de pedido de refúgio.