X

Mundo

Genro de Trump teve três contatos não revelados com russo, diz agência

Embora não seja investigado, Jared Kushner é alvo de interesse do FBI

Folhapress

Publicado em 28/05/2017 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O genro de Donald Trump teve três contatos não revelados com russos, segundo agência / Associated Press

Genro e assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Jared Kushner, teve três contatos não revelados anteriormente com o embaixador russo em 2016 -durante a campanha presidencial e depois dela, disseram à Reuters sete diferentes fontes com trânsito atual ou anterior no governo americano. Entre os contatos estariam duas ligações feitas entre abril e novembro do ano passado.

A nova informação surge um dia após o jornal "Washington Post" divulgar que Kushner discutiu com os russos, antes da posse, o estabelecimento de um canal de comunicação "secreto e seguro".

Embora não seja investigado, Kushner é alvo de interesse do FBI por ter sido citado em inquérito sobre conexões entre a campanha de Trump e o Kremlin.

Em segredo

Segundo o "Washington Post", o embaixador russo nos EUA, Sergei Kislyak, teria informado a seus superiores em Moscou que Kushner propôs, num encontro no início de dezembro em Nova York, usar instalações diplomáticas russas na capital para criar esse canal secreto com o Kremlin.

O ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn, que teve que renunciar em fevereiro por ter mentido sobre suas conversas com Kislyak, também esteve no encontro, ocorrido na Trump Tower.

A Casa Branca reconheceu, em março, que Kushner se reuniu com o embaixador, mas minimizou, na época, a importância da discussão.

O FBI, contudo, considera o encontro fundamental nas investigações sobre os laços entre membros da equipe de Trump e Moscou antes das eleições. O governo russo é acusado de ter tentado interferir no pleito.

Segundo os funcionários que tiveram acesso a relatórios de inteligência, o embaixador russo teria ficado "perplexo" com a sugestão do genro de Trump, que envolveria o uso, por um funcionário americano, de parte da estrutura do consulado ou da embaixada da Rússia em Washington -o que significaria riscos para os dois governos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter