Forte terremoto atinge Mar Egeu, Turquia e Grécia

Em Izmir, na Turquia, 20 prédios desabaram

Comentar
Compartilhar
30 OUT 2020Por Agência Brasil12h10
Pessoas lotaram as ruas da cidade de Izmir depois que o terremoto atingiu até 7 graus na escala RichterFoto: REUTERS/Tuncay Dersinlioglu/direitos reservados

Um forte terremoto atingiu hoje (30) o Mar Egeu e foi sentido tanto na Grécia quanto na Turquia, onde prédios desabaram na província costeira de Izmir. Um ministro do governo disse que várias vítimas ficaram presas em escombros.

Pessoas lotaram as ruas da cidade de Izmir depois que o terremoto atingiu até 7 graus na escala Richter. O tremor pôde ser sentido em Istambul e nas ilhas gregas, onde as autoridades disseram que muita gente estava em pânico, embora não houvesse relato imediato de feridos.

Houve vários danos à propriedade, com o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, afirmando que seis prédios desabaram em dois distritos da cidade costeira de Izmir.

O ministro da Urbanização, Murat Kurum, calculou cinco prédios desabados na área e acrescentou que algumas pessoas ficaram presas sob os escombros. O prefeito de Izmir, Tunc Soyer, disse que quase 20 prédios desabaram na província.

Em um tuíte, Soylu afirmou que não há casos de vítimas em seis outras províncias onde o terremoto foi sentido, mas acrescentou que há rachaduras em alguns prédios.

Tremor foi assustador
Moradores da ilha grega de Samos, que tem uma população de  de 45 mil habitantes, foram aconselhados a ficar longe das áreas costeiras, disse Eftyhmios Lekkas, chefe da organização grega para planejamento anti-sísmico, à TV grega Skai.

"Foi um terremoto muito grande, é difícil ter um maior", disse Lekkas.

Avisos de ondas altas estavam em vigor em Samos. "Nunca experimentamos nada parecido", disse George Dionysiou, o vice-prefeito local. "As pessoas estão em pânico."