Forte terremoto atinge Mar Egeu, Turquia e Grécia

Em Izmir, na Turquia, 20 prédios desabaram

Um forte terremoto atingiu hoje (30) o Mar Egeu e foi sentido tanto na Grécia quanto na Turquia, onde prédios desabaram na província costeira de Izmir. Um ministro do governo disse que várias vítimas ficaram presas em escombros.

Continua após a publicidade

Pessoas lotaram as ruas da cidade de Izmir depois que o terremoto atingiu até 7 graus na escala Richter. O tremor pôde ser sentido em Istambul e nas ilhas gregas, onde as autoridades disseram que muita gente estava em pânico, embora não houvesse relato imediato de feridos.

Houve vários danos à propriedade, com o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, afirmando que seis prédios desabaram em dois distritos da cidade costeira de Izmir.

Continua após a publicidade

O ministro da Urbanização, Murat Kurum, calculou cinco prédios desabados na área e acrescentou que algumas pessoas ficaram presas sob os escombros. O prefeito de Izmir, Tunc Soyer, disse que quase 20 prédios desabaram na província.

Em um tuíte, Soylu afirmou que não há casos de vítimas em seis outras províncias onde o terremoto foi sentido, mas acrescentou que há rachaduras em alguns prédios.

Continua após a publicidade

Tremor foi assustador
Moradores da ilha grega de Samos, que tem uma população de  de 45 mil habitantes, foram aconselhados a ficar longe das áreas costeiras, disse Eftyhmios Lekkas, chefe da organização grega para planejamento anti-sísmico, à TV grega Skai.

“Foi um terremoto muito grande, é difícil ter um maior”, disse Lekkas.

Continua após a publicidade

Avisos de ondas altas estavam em vigor em Samos. “Nunca experimentamos nada parecido”, disse George Dionysiou, o vice-prefeito local. “As pessoas estão em pânico.”